Pular para o conteúdo principal

Exposição reúne cerca de 200 peças e obras raras em Vitória

Beleza, raridade, histórias em obras assinadas por mestres das artes clássica e contemporânea, datadas entre o século XIX e a década de 50, fazem parte do acervo da exposição gratuita que acontece entre os dias 09 e 13 de março, no Empório das Artes, no Praia Shopping, em Vitória.

Interior da loja, em registro de arquivo. (FOTO: Reprodução)

Segundo o marchand Lélio Cimini, o público terá contato com 200 peças, entre esculturas, mobiliário, pratarias, porcelanas e pinturas de artistas consagrados, em um acervo de mais de R$ 250 mil em peças exclusivas, com até 40% em lances livres.

Entre as obras que merecem destaque estão pinturas dos artistas capixabas Attilio Colnago, Homero Massena (1855-1974) e Levino Fanzeres (1884-1956). Obras como Crepúsculo, datada da década de 30, assinada por Fanzeres, é um dos destaques do pregão.

Uma obra sempre muito disputada pelos apaixonados por arte é a de Homero Massena, cada vez mais raro e valorizado. Neste evento, ele será representado pelas obras Pescadores da Barra do Jucu, e Lavadeiras do Rio Jucu, da década de 50. 

Uma serigrafia da década de 80, do mestre Alfredo Volpi (Itália - 1896-1988), as famosas bandeirinhas que marcaram o trabalho do artista, está entre as obras a serem apreciadas. Entre as esculturas destaque para uma peça de Oscar Niemeyer, feita em bronze com pintura automotiva e um alabastro do século XIX, intitulada Crianças com Guarda-Chuva. 

Outra obra que promete disputa acirrada é um desenho de um projeto mobiliário de Joaquim Tenreiro (Portugal - 1906-1992), também da década de 50, e a arte sacra, que também é muito procurada em leilões. Nesta edição há uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Bárbara, ambas do século XIX, no melhor estilo da arte barroca.   

O mobiliário é um destaque à parte neste leilão. Peças como uma cristaleira Art Noveau, mesa em madeira com pé em ferro forjado e uma típica mesa inglesa de apresentação, juntam-se ao estilo sessentista da cadeira Gelli modelo canoa. Além das pinturas esculturas e mobiliário, o leilão reúne pratarias, porcelanas, cristais e tapetes.   

Serviço
Exposição Grande Leilão de Março
Data: 9 à 13/mar (domingo a quinta-feira)
Horário: 9h às 21h, sendo no domingo (12) de 14h às 21h
Local: Empório das Artes (Praia Shopping) - Av. Desembargador Santos Neves, 601, Praia do Canto, Vitória
Informações: (27) 99969-7558
Entrada: Gratuita

Pregão: 14/mar (sexta-feira)
Horário: 21h
Comandado pelo leiloeiro Mauro César Rocha
Local: Empório das Artes (Praia Shopping) - Av. Desembargador Santos Neves, 601, Praia do Canto, Vitória

Algumas das obras:


Descrição: Ernest Papf, OSC, "Paisagem" 35x26cm. Ass. Datado 1896. No verso carimbo da LATOUCHEE, fornecedora de materiais de arte em Paris, tendo como clientes nomes como: Guaguin, Gache, Gautiere, Pissarro, Monet.

Descrição: Bruno Giorgi, imponente escultura em bronze, "Guerreiro" Alt. 85cm com a base. Ass.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes