Pular para o conteúdo principal

Com inscrições abertas, Festival de Cinema de Vitória já tem mais de 750 filmes inscritos

O 31º Festival de Cinema de Vitória vem aí! Para compor a programação do evento, que acontece de 20 a 25 de julho, estão abertas as inscrições para a seleção de curtas e longas-metragens que serão exibidos nas mostras competitivas do festival.

Festival acontecerá em julho no Centro Cultural Sesc Glória. (FOTO: Sergio Cardoso/Acervo Galpão IBCA)
Realizadores e realizadoras de todo o Brasil podem enviar seus filmes até o dia 4 de março, às 23h59 (horário de Brasília). Até o momento mais de 750 produções, vindas de várias partes do país, já se inscreveram gratuitamente para participar da seleção.  

Podem se inscrever curtas e longas-metragens realizados a partir de 1º de janeiro do ano passado, de diversos gêneros, como ficção, documentário, animação, experimental e videoclipe. O regulamento completo sobre o processo de inscrição pode ser acessado no site do festival.

Possíveis dúvidas podem ser tiradas através do e-mail inscricoes.31fcv@gmail.com ou pelo WhatsApp (27) 98129-2627, de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. 

Mostras
Os filmes escolhidos pela curadoria do festival serão distribuídos em 12 janelas competitivas de exibição. Entre elas, estão a 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com uma seleção de títulos da safra recente do cinema brasileiro; a 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que apresenta um panorama do cinema autoral nacional de longa-metragem; a 14ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; a 13ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 13ª Mostra Foco Capixaba, janela exclusiva para realizadores do Espírito Santo; e a 11ª Mostra Outros Olhares, que propõe a observação da construção de novos mundos a partir de experiências particulares.

Uma das exibições na última edição. (FOTO: Sergio Cardoso/Acervo Galpão IBCA)
A 9ª Mostra Mulheres no Cinema é uma janela para a exibição de filmes dirigidos exclusivamente por mulheres e que aborda as questões de gênero, valorizando a atuação feminina por trás das câmeras; e a 9ª Mostra Cinema e Negritude, exibe filmes produzidos exclusivamente por realizadores negros e que tratam da pluralidade de narrativas que atravessam a população negra no Brasil.

A 8ª Mostra Nacional de Videoclipes, apresenta produções do gênero experimental por excelência e que fundem música e audiovisual; a 7ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental, abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e questões ambientais. Fechando as janelas de exibição, a 6ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico, que  traz o universo fantástico e de horror para o evento.

O 31º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes