Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Vitória 2024: Novo Império traz a riqueza natural e o povo de Barra de São Francisco

A ancestralidade, a força do povo, a fauna e a flora, as surpreendentes cachoeiras e as belezas do município de Barra de São Francisco foram destaque na apresentação da Novo Império, a primeira escola do Grupo Especial a atravessar a avenida neste sábado (3), abrindo a segunda noite de Carnaval na passarela do Sambão do Povo.

Desfile da Novo Império no Sambão do Povo. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Vitória)
Com enredo "Espírito Guerreiro Ancestral. Barra de São Francisco: a Sentinela Capixaba", a coroa azul, branco e rosa de Caratoíra brilhou, encantando o públicopor descobrir um pouco mais sobre a terra.

O termo "Sentinela", presente no título do enredo, representa a valentia e a bravura dos agricultores e policiais mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado. Foi uma bela homenagem à cidade que fica no noroeste do Espírito Santo e se esforça para preservar suas tradições.

Índios
O desfile foi um tributo à pequena cidade, sua história e natureza, os indígenas botocudos e seu futuro promissor, com destaque à bravura dos agricultores e policiais na Guerra do Contestado, conflito marcante que envolveu Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia por liderança nas decisões do território.

Desfile da Novo Império no Sambão do Povo. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Vitória)
O samba-enredo empolgante que citava o amor à terra ecoou pela passarela e toda a linda produção da agremiação foi destaque. "Águas sagradas, perfeita junção. Unindo dois rios em forma de amor. Com valentia e bravura seu povo lutou. E fez morada. Na conhecida Sentinela Capixaba", dizia o enredo cantado pelo público empolgado pela mensagem.

Representando os agricultores e policiais valentes e bravos, que foram mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado, a Novo Império enfatizou o termo "Sentinela".

A frase "Sentinela Capixaba" faz parte até do brasão da bandeira do município e que com orgulho preserva à memória dos que resistiram com bravura e valentia em defesa de seu território. Os componentes da escola fizeram bonito com muita alegria e a bateria afinada foi uma atração à parte.

Desfile da Novo Império no Sambão do Povo. (FOTO: Divulgação/Prefeitura de Vitória)
Povos
Uma grande homenagem à natureza e seus povos originários, índios que residiam no local como verdadeiros donos da terra. Belas fantasias representando os primeiros habitantes do lugar, harmonia de cores e muita vontade de levar o título marcaram a apresentação da Novo Império que fez bonito na abertura dos desfiles da noite de sábado. 

A agremiação contou com 1.600 componentes, três carros alegóricos, dois tripés e 22 alas.

"Novo Império é paixão, razão da minha vida. Tá no meu coração, és meu bem querer. Gira coroa conhecendo o paraíso. Encantado por Barra de São Francisco", numa letra que foi uma declaração de amor a um dos municípios que quando descoberto surpreende", uma pequena amostra da letra que foi feliz ao mostrar  a força de uma terra vibrante.



Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes