Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Vitória 2024: MUG encanta o público com histórias de Homero Massena

Já na madrugada deste domingo (4), a Mocidade Unida da Glória (MUG), atual campeã do Carnaval de Vitória, desfilou em busca de seu bicampeonato, com o  enredo "Massena: Um Olhar em Aquarela", uma homenagem a um grande artista da história capixaba.

Desfile da Mocidade Unida da Glória. (FOTO: Jansen Lube/Prefeitura de Vitória)
Na jornada em busca do nono título, a Mocidade Unida da Glória contou com 1.400 componentes, acompanhados de três carros alegóricos e dois tripés, divididos em 20 alas.

Mesmo nascido em Minas Gerais, foi em solo capixaba que Massena conquistou prestígio ao retratar paisagens capixabas. Logo no primeiro setor, a MUG trouxe para a passarela da folia o quadro "O prelúdio das cores", que retratou, de forma lúdica, a infância de Homero Massena e seu primeiro contato com a arte.

Após representar as aventuras de Homero Massena pelo mundo e pelo Brasil, a MUG retratou a época em que o artista fixou residência em Vila Velha, mostrando pontos como a Prainha e o Convento da Penha.

Desfile da Mocidade Unida da Glória. (FOTO: Jansen Lube/Prefeitura de Vitória)
Com direito a chuva de confetes e à famosa "paradinha" para deixar o enredo ser cantado pelas arquibancadas, a agremiação representou mais artes de Massena e o legado deixado para o mundo artístico, como pinturas no Teatro Carlos Gomes, na capital capixaba.

Na velha guarda, 40 componentes usaram uma fantasia que representava esboços do artista.

O carnavalesco da agremiação, Petterson Alves, explicou que o samba-enredo foi escolhido porque a escola é eclética. "Massena, mineiro com alma de capixaba, foi um grande artista que estudou Artes em Paris. Retornando ao Brasil, apaixonou-se pelo azul do mar. A seleção do artista foi por ele ter escolhido Vila Velha para passar os últimos dias de sua vida no Parque da Prainha, onde pintou diversas telas e impulsionou a arte", explica.

Desfile da Mocidade Unida da Glória. (FOTO: Jansen Lube/Prefeitura de Vitória)
O desfile surpreendeu o público do início ao fim, levantando arquibancadas e camarotes para celebrar junto à escola.

Patrick Rocha, integrante da diretoria da MUG, celebrou a entrega realizada pela agremiação na passarela do samba. "Fizemos um grande desfile, fruto de um projeto idealizado desde o início de 2023. Finalizamos a exposição com uma das melhores sensações possíveis. Estamos muito felizes de termos feito este grande espetáculo e esperamos manter o título de campeã conosco". 



Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes