Pular para o conteúdo principal

Encontros e trocas de saberes multiculturais no Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória

Território de encontro, celebração e reflexão das artes cênicas e suas vertentes, o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) chega à sua 19ª edição apostando na formação e possibilitando trocas de vivências e saberes multiculturais entre artistas veteranos, iniciantes e público.
 
A peça A Sós, do grupo teatral Caparaó, de Alegre, está entre as produções capixabas. (FOTO: Taynara Barreto)
Com uma programação gratuita, aberta ao público em geral, o Fenatevi acontece de sexta-feira (13) a 21 de outubro em diversos espaços culturais em Vitória (Casa da Música Sônia Cabral, Teatro Universitário, na Ufes, e Teatro do Sesi), Cariacica (Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto) e na Serra (Estação Cidadania Cultura e Centro Cultural Eliziário Rangel).

Haverá apresentações de espetáculos nacionais e internacionais convidados, de artistas locais, além de atividades multidisciplinares que visam à capacitação, sempre com o objetivo de fortalecer o teatro capixaba e promover debates sobre o fazer artísticos.

Ao todo, serão 22 espetáculos, seis oficinas e homenagens a três personalidades ligadas às artes cênicas: Marcia Gaudio Campos, Armando Mecenas e Marcos de Castro (in memoriam).

A comédia dramática O Pai, que rendeu ao protagonista Fúlvio Stefanini (SP) o Prêmio Shell de melhor ator, vai abrir a programação do festival, com apresentações no Teatro Universitário, em Vitória, sexta-feira (13) e sábado (14). 

Um dos atores mais consagrados do país, com seis décadas de carreira, Fúlvio Stefanini interpreta André, um idoso de 80 anos, rabugento à primeira vista, mas dotado de simpatia e senso de humor cativantes. Na trama, ele é o centro de um dilema vivido por sua filha: assumir a responsabilidade de cuidar do pai, cuja saúde mental está em declínio, ou interná-lo em uma instituição de idosos.

Estrelado por Fúlvio Stafanini, o espetáculo O Pai abre a programação do festival.(FOTO: João Caldas Filho)
Diversidade
Mais que despertar o interesse da população para as artes cênicas, estimulando o desenvolvimento do mercado para os profissionais que atuam na área, o Fenatevi pretende sobretudo desvincular o teatro da noção de cultura de elite, abrindo espaço para as mais variadas linguagens e expressões artísticas, combinando-as.

Realizado desde 2005, o festival vem crescendo em tamanho e diversidade, contabilizando um público de mais de 168 mil pessoas, somando todas as edições.

Além de ser o maior festival das artes cênicas do Estado, é referência para diretores, coordenadores artísticos e produtores de teatro de outras regiões do Brasil, que vêm ao Espírito Santo para assistir ao festival à procura de novidades, bem como participar dos debates e das oficinas que acontecem durante toda a programação.

Nos últimos 18 anos, foram 475 espetáculos apresentados, com presença de 25 municípios do Espírito Santo e de 21 estados brasileiros, representando um panorama amplo e bastante diverso da produção teatral local e nacional. Além disso, espetáculos de 21 países já passaram pelos palcos do festival, com destaque para Cuba, Venezuela, França, Argentina, República Tcheca e Moçambique.

Ao longo dessa trajetória, foram realizadas também mais de uma centena de ações de formação e qualificação profissional, com oficinas de produção, teatro de bonecos, direção, corpo e iluminação, entre outras especialidades.

Realizado pela Associação Cultural, Circense e Ambiental Uma Floresta, com produção da Ratimbum Produções de Artes, o Fenatevi tem suas atividades ligadas diretamente à movimentação da rede de economia criativa local, que estimula o desenvolvimento de novos projetos e intercâmbios profissionais.

O festival conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da ArcelorMittal, viabilizado por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), e da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço
19º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória
Quando: de 13 a 21 de outubro

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes