Pular para o conteúdo principal

Cineclube Aquário Cinedança propõe novas formas e relações do audiovisual com a expressão corporal em Vitória

A reunião dos elementos na expressão artística da dança tem realizado diversas experiências e possibilidades que podem abranger outras diversas linguagens.

E o projeto Cineclube Aquário Cinedança, tem entre seus intuitos, o de englobar novas propostas de exibição no formato cineclubista com realizações audiovisuais locais e internacionais e o diálogo com a expressão corporal da dança.

E a primeira sessão acontece neste domingo (22) no Espaço Casa Caos, Centro de Vitória, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

Cena da videodança, que terá exibição neste domingo (22). (FOTO: Reprodução)
Das quatro sessões, que acontecerão durante outubro e novembro, a primeira que inaugura o cineclube neste domingo terá a exibição de Entropia, videodança capixaba produzida coletivamente no Aquário Lab., laboratório de videodança realizado em maio deste ano também na Casa Caos.

Logo em seguida será exibido o longa-metragem belga Rosas Danst Rosas, uma videodança com coreografia da artista Anne Teresa de Keersmaeker (Bélgica).

De acordo com uma das realizadoras do projeto, Endi Ma, o projeto é produzido para dançar e apreciar filmes de dança e sobre dança, além de trazer troca de experiências sobre a atuação no cenário local e contemporâneo, fomentando os conhecimentos para todos os tipos de público interessado.

“Esses projetos têm sido muito importantes para a cena da dança principalmente, tem proporcionado espaços de troca e aprendizado entre dança e audiovisual, impactando na abertura de horizontes para essas duas áreas através dessa arte que une as duas coisas, que é a videodança, é um universo de infinitas possibilidades”, destaca.

"Entropia", videodança capixaba produzida coletivamente no Aquário Lab., laboratório de videodança realizado em maio. (FOTO: Divulgação)
As ações do Aquário Cinedança e Aquário Lab. são projetos que contam com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) por meio dos Editais 014/2021- Setorial de dança e 027/2021 - Cineclube.

O Cineclube também exibirá programação nos domingos, 29 de outubro e 12 e 19 de novembro, sempre às 19 horas, com as produções audiovisuais a serem divulgadas próximas às datas dos eventos.

Serviço
Cineclube Aquário Cinedança
Data e horário: 22/out (domingo), às 19h
Local: Casa Caos - Ladeira São Bento, 87, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita

Filmes:
Entropia 11'1' (Vitória, 2023)
Sinopse: Em um ritmo um desordenado, corpos se entrecruzam confundindo as noções de tempo e espaço. Enquanto isso, a entropia, inevitavelmente, avança.
Direção: Ebran Huntington, Janaina Falcão, João Schimidt, Mônica Nitz, Narjara Portugal, Nega Yara, Sereya Cyborgue.

Rosas Danst Rosas 57'12" (Bélgica, 1997)
Direção: Thierry De Mey
Sinopse: Um filme inequivocamente feminino. O esgotamento e perseverança que vêm com ele criam uma tensão emocional que contrasta fortemente com a estrutura rigorosa da coreografia. A música repetitiva e “maximalista” de Thierry De Mey e Peter Vermeersch foi criada concomitantemente à coreografia.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes