Pular para o conteúdo principal

Grupo Batida Diferente lança gravação com estudantes selecionados em residência artística

O Coletivo Musical Batida Diferente, especializado na fusão de jazz e música brasileira, disponibiliza nas plataformas digitais, na próxima quinta-feira (12), a gravação da composição autoral Pro Rapha.

O single é resultado da Residência Artística Batuque Diferente, desenvolvida durante seis meses pelos integrantes do grupo com os estudantes de percussão Viviane Barreto da Silva, Israel Cardoso e Wagner de Souza Silva, sob a supervisão de Léo de Paula, professor de percussão do Projeto Vale Música Espírito Santo.

Israel, Viviane e Wagner durante a gravação na Residência Artística. (FOTO: Bruno Leão)
Os jovens foram selecionados por meio do Edital 016/2020 – Coletivos Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), de acordo com os critérios de Desempenho Técnico-Musical e Análise de Currículo.
Atendendo aos pré-requisitos do projeto, todos são negros(as), estudantes de percussão de projetos sociais e instituições públicas e com idade entre 18 e 29 anos.

A gravação da composição Pro Rapha finaliza a Residência Artística Batuque Diferente, que contou também com uma oficina de ritmos brasileiros e africanos, ministrada por Léo de Paula, na Estação Conhecimento de Serra. Composto pelo trompetista Ailton Jr., trata-se de um samba-jazz abrilhantado por instrumentos de sopro, cordas e percussão.

Criado em 2018 por quatro amigos e alunos do Projeto Vale Música Espírito Santo, o grupo Batida Diferente é formado por Ailton Jr. (trompete), Leonardo Rodrigues (contrabaixo), Igor Cowosque (violão/guitarra) e Allyson Silva (bateria).

Todos participaram das gravações juntamente com os estudantes selecionados para o projeto.

“Foi uma experiência muito interessante contar com a presença dos três estudantes no projeto. A gente sabe que o acesso à informação de qualidade ainda é restrito para quem vem de uma classe social menos favorecida. Dificilmente você vai ouvir jazz e bossa nova na periferia, então o projeto colaborou para proporcionar este acesso aos jovens. E o resultado foi incrível, tanto nos ensaios quanto nas gravações”, afirma Ailton.

O trompetista lembra que compôs a música em homenagem ao seu afilhado Raphael. “Foi a minha principal inspiração, juntamente com a vontade de desenvolver um projeto autoral e a influência do maestro Gilson Peranzzetta (RJ), a quem admiro pela musicalidade e construção de harmonias”, revela.

Gravação da Residência Artística Batuque Diferente. (FOTO: Bruno Leão)
Para o músico, a Residência Artística Batuque Diferente vai deixar um saldo positivo em função da interação entre os participantes do projeto e o conhecimento assimilado por todos durante a sua execução.

“O projeto se propõe a valorizar a formação profissional de músicos negros e despertar a habilidade da composição. Uma palavra que o define bem é conexão. Conexão com pessoas diferentes que compartilham do mesmo objetivo e com histórias parecidas e de gerações diferentes”, explica Ailton.
 
Serviço
Lançamento do single “Pro Rapha” - Grupo Batida Diferente, com a participação dos estudantes de percussão Viviane Barreto da Silva, Israel Cardoso e Wagner de Souza Silva
Data: 12/jan (quinta-feira)
 
A capa da música Pro Rapha. (FOTO: Divulgação)
Ficha técnica
Música: Pro Rapha
Data de lançamento: 12 de janeiro
Flugelhorn: Ailton Junior
Bateria: Allyson Silva
Violão: Igor Cowosque
Baixo acústico: Leonardo Rodrigues
Pandeiro, ganzá e tamborim: Viviane Barreto
Congas, agogô, tamborim e surdo: Israel Cardoso
Vibrafone: Wagner Souza
Handpan e cuíca: Léo de Paula
Estúdio: Funky Pirata
Engenheiro de gravação: Jackson Pinheiro e Roger Rocha
Mixagem e masterização: Roger Rocha
Composição e produção: Ailton Junior
Arranjo: Ailton Junior e Léo de Paula
Distribuição: Tratore

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes