Pular para o conteúdo principal

Gean Pierre apresenta o show “Caieiras” no Verão Cultural no Sônia Cabral

 O compositor e guitarrista Gean Pierre Trio volta aos palcos acompanhado do pianista Pedro de Alcântara e o percussionista Léo de Paula com o show "Caieiras", uma proposta de interação audiovisual com música instrumental ao vivo, a partir de imagens e sons da cidade. 

O show será nesta quarta-feira (1º), às 19 horas. O repertório reúne composições dos seus dois primeiros álbuns - Imagem e Trio (disponível nas plataformas digitais),  além de faixas que estarão no seu terceiro disco de nome Caieiras.

Gean Pierre se apresenta na Casa de Música Sônia Cabral. (FOTO: Mariana Garcia)
Este terceiro trabalho do músico marca a retomada do compositor depois de cinco anos de lançamento do seu último CD, com músicas produzidas em contexto de isolamento e de pandemia, no qual os ruídos característicos da cidade deram lugar às ruas mais vazias e silenciosas.

"Nos meus primeiros dois discos vejo que o foco maior esteve na construção de melodias com muitas notas, algo muito clássico no jazz. Com a experiência do distanciamento social nos veio esse sentimento de distensão do tempo… Eu quis trazer então essa experiência para o corpo da música, estando mais atento às pausas, aos silêncios da melodia…então são propostas em que as notas são mais longas, as distâncias entre uma e outra mais espaçadas.", comenta Pierre. 

A proposta traz também um diálogo com a música enquanto paisagem sonora e com foco na improvisação, onde silêncio é também som e está articulado à memória e ao espaço, convidando a pensar o papel do fazer artístico enquanto possibilidade de ressignificar a duração do tempo, o lugar em que se vive e o jeito como vivemos.

"Caieiras foi a primeira composição desse projeto e tem mesmo a ver com a experiência de visitar a região em um domingo de pandemia e encontrá-la quase deserta; os sons que escutei me transportaram para a minha cidade natal onde passei toda a minha infância - Marataízes que, exceto no veraneio, estava sempre vazia. Venho de uma família de pescadores, nasci e cresci na beira do mar… imagina então estar na Ilha das Caieiras vazia, sem turistas. Então tem essa atmosfera mais introspectiva, de rememoração e de encontro consigo, que acho que é um movimento que acabou sendo feito por muita gente", completa o músico. 

Inserido na programação do Festival Verão Cultural no Sônia Cabral, o projeto foi contemplado pelo Edital de Circulação Musical da Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult) e integra a programação especial totalmente gratuita da Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória, que acontecerá durante o mês de fevereiro.


Sobre o artista
Gean Pierre é guitarrista e violonista desde 1992, além de professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo também lecionado na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Em sua trajetória na música, estreou a carreira autoral com o primeiro CD Imagem, seguido do segundo Trio, circulando pelos principais festivais de música instrumental tais como o Rio das Ostras Jazz&Blues Festival, Governador Valadares Jazz e Blues Festival, Manguinhos Jazz & Blues Festival, Festival de Jazz e Bossa de Santa Teresa, além de miniturnê pelo Japão em 2019 e circulações estaduais no Espírito Santo. 

Serviço
Gean Pierre Trio - Apresentação musical com o show "Caieiras"
Data: 1/fev (quarta-feira), às 19h
Local: Casa da Música Sônia Cabral, Centro de Vitória. 
Entrada: Gratuita (distribuição de ingressos uma hora antes de cada apresentação)

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes