Pular para o conteúdo principal

Parque Cultural Casa do Governador é aberto para visitação pública

A população capixaba já pode conhecer a área onde está instalada a Residência Oficial do Governo do Estado, na Praia da Costa, em Vila Velha. O Parque Cultural Casa do Governador foi aberto no último fim de semana. Os visitantes podem conferir no local uma exposição com 21 esculturas de artistas capixabas e de outros estados do Brasil.

Os interessados já podem agendar visitas ao Parque Cultural Casa do Governador, pelo telefone (27) 3636-1032, de segunda-feira a sexta-feira. As visitas são gratuitas e vão acontecer sempre às terças-feiras e quintas-feiras, das 8 às 17 horas, com o acompanhamento de um mediador do Governo do Estado.

O local já está aberto para visitações, em Vila Velha. (FOTO: Divulgação/Secult-ES)
Os três eixos temáticos do projeto – Ambiental, Histórico e Artístico – são explorados nos 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação. No eixo Artístico, os visitantes vão poder conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), por meio de um edital que foi lançado em 2021. O investimento é de R$ 1,3 milhão.

"Estamos fazendo um Parque Cultural à céu aberto com obras de artistas capixabas e de fora do Estado. Teremos exposições permanentes e o local está se transformando em um local sustentável com reutilização de água das chuvas e energia solar. Estamos avançando também na recomposição de espécies nativas. Essa é uma oportunidade a mais para os estudantes, turistas e, especialmente, para toda a nossa população", afirmou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, ressaltou a potência artística e histórica que tem o Parque Cultural Casa do Governador. "O Parque Cultural passará a integrar o nosso circuito de arte contemporânea e uma excelente opção de passeio para os capixabas e para os nossos visitantes. O local está no nosso imaginário e as expectativas do público para essa abertura são as melhores", pontuou.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel, que coordena o projeto junto com a primeira-dama do Estado, Maria Virginia Casagrande, comentou sobre o que o espaço oferece aos visitantes.

"O Parque já tem uma vocação natural em termos de beleza cênica. Então, só isso já é um grande atrativo para conhecer o local. Também tem uma importância histórica pelo fato de ser a Residência Oficial dos governadores do Estado e, dentro desse eixo, o histórico", explicou Cristina Engel. 

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, também participou do evento. "Os capixabas terão contato direto com as obras de arte, com a tecnologia e muito mais que este Parque irá oferecer. Vila Velha que abriga o maior símbolo cultural e religioso do nosso Estado, que é o Convento da Penha, e agora terá um sonho realizado para muitos com a abertura desse Parque. Porque nós, enquanto agentes públicos, temos que concretizar sonhos", declarou.

Obras de arte
Ao todo, 21 obras estão expostas no Parque, sendo 10 temporárias e 11 permanentes. Os artistas são os capixabas Ale Gabeira; Christina Bastos; Elvys Chaves e Carlo Schiavini; Geisa Silva; Maria Tereza Aigner e Thiago Sobreiro; Rick Rodrigues e Luccas Martins; Wayner Tristão; Sandro Novaes; Julio Tigre; Fernando Augusto; Kyria Oliveira; e Natan Dias.

De outros estados são os artistas Tonil Braz (MG); Iagor Peres (RJ); Isabela Roriz (RJ); Estela Sokol (SP); Julio Tigre (ES); Fernando Velásquez (Uruguai/SP); Narcélio Dantas (CE); Marilá Dordot (MG); Bea Martins (RJ) e Alexandre Vogler (RJ).

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes