Pular para o conteúdo principal

Movimento Cidade reúne a cultura das 5 regiões do Brasil com mais de 30 shows em Vila Velha

O Festival Movimento Cidade chega a sua sexta edição para movimentar o Parque da Prainha, em Vila Velha, com uma programação plural e pautada no tema “O Incrível Mundo Além do Sudeste”.

O evento acontecerá entre sexta-feira (16) e domingo (18), com atrações musicais a exemplo de Silva, Marina Sena (MG), Criolo (SP), Dan Abranches, Dona Onete (PA), Tasha & Tracie (SP), Don L (CE), Kaê Guajajara (MA), Dudu MC, Boogarins (GO) e banda Eddie (PE). Ao todo são mais de 30 apresentações musicais.

O cantor Silva é de Vitória, mas tem seu trabalho reconhecido nacionalmente. (FOTO; Jorge Bispo/Divulgação)
Nesta edição, o MC propõe uma jornada que explora as diversas culturas do Brasil. Por meio de um intercâmbio entre artistas das cinco regiões do País, o evento busca destacar as narrativas e identidades de cada local, criando uma constelação cultural vibrante e plural.

"O mundo que a gente te convida a entrar é de mangue, de carimbó, de rap, trap, samba, pagode. De música brasileira retratada como um fragmento de sua imensidão, que fala daqui e de lá, de longe e de perto, de história, presente e futuro. Já diziam, longe é um lugar que não existe", ressalta Júlia Aguiar, curadora dos shows musicais.

A cantora Marina Sena (MG), dona do hit Ai Que Delícia o Verão. (FOTO: Fernando Tomaz/Divulgação)
Batalhas e audiovisual
A programação contará também com diversas batalhas - Batalha MC’s do MC, Batalha Breaking Movimento Cidade, Batalha Ballroom Movimento Cidade e a Batalha de Slam Movimento Cidade.

O festival contará também com intervenções e exposições, como a Galeria Croma, a exposição ‘Olha a Cidade: Prainha’, a instalação artística ‘Planetas Brasileiros’ e as intervenções urbanas em ‘Resistir sobre a Prainha’.

Já entre a programação audiovisual, acontece a Mostra Movimento Cidade, Mostra Cena Capixaba e a inédita Mostra Horizonte Sudeste, reunindo filmes de todas as regiões do País.

O rapper Criolo (SP) é atração no primeiro dia do festival. (FOTO: Helder Fruteira/Divulgação)
Festival dos capixabas
Com o objetivo de aproximar o público dos diálogos de diversidade, criatividade e sustentabilidade, por meio de uma agenda inclusiva, acessível e gratuita, o MC busca engajar principalmente o público jovem e periférico, mas a cada edição segue expandindo seu alcance.

Ao longo dos anos, o MC tornou-se o maior festival de artes integradas do Espírito Santo, se consolidando nesse lugar de ‘festival dos capixabas’.

"Sentimos que o Festival Movimento Cidade representa algo que o público sempre quis: uma conexão com um festival plural que traz arte, a música, o cinema, as batalhas urbanas, de forma gratuita e inclusiva", afirma Luísa Costa, sócia-diretora do Movimento Cidade.

Além disso, o evento carrega consigo o lema "Cidade são pessoas", uma iniciativa que visa transformar o Festival Movimento Cidade em um exemplo de experiência para todos.

“É um selo de qualidade criado com o objetivo de criarmos juntos um Festival inclusivo, seguro e sustentável, refletindo os valores e direitos que desejamos ver em todas as cidades do planeta”, completa Léo Alves, sócio-fundador do MC.

Boogarins (GO) é uma das atrações representantes do Centro-Oeste. (FOTO: Divulgação)
Transformação social
Desde 2018, por meio das leis de incentivo à cultura, o MC viabiliza parcerias que acreditam na cultura e na transformação social pela arte. São esses parceiros que permitem sonhar e realizar os mais diferentes projetos. Até hoje, todos os produtos culturais foram sempre gratuitos para toda a população, ajudando a ampliar e democratizar o acesso à cultura.

O 6º Festival Movimento Cidade tem patrocínio master da Petrobras através do Programa Petrobras Cultural. Conta com o patrocínio do Nubank, do Instituto Cultural Vale e da ArcelorMittal.

Foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 - Eventos Artísticos Calendarizados. Tem Co-produção da Triz Comunicação e Cultura. Projeto realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) e governo do Estado.

É uma realização da MC Projetos Criativos, Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Incentivo à Cultura Federal.

Festival Movimento Cidade
Datas e horários: 16/ago (sexta-feira), a partir de 18h, e 17 e 18/ago (sábado e domingo), a partir de 14h
Local: Parque da Prainha - Av. Antônio Ferreira de Queirós, Centro, Vila Velha
Entrada: Gratuita (sem a necessidade de retirada de ingressos, mas obrigatório a doação de 1kg de alimento, e sujeito a lotação do espaço)

Programação
16/ago (sexta-feira), às 17h
- Palco Petrobras
Dj Negana (ES)
Alaídenegão (AM)
Dudu MC (ES)
Sthelo (ES)
Vandal (BA)
Criolo (SP)
Afronta (ES)

- Tenda Carango.Nav
Event Car Captain Red Bull
Batalha MC do MC
"Coração de Biscate" convida Miss Tacacá (PA), Karolla DJ (ES) e Mathilda (ES)

17/ago (sábado), às 14h
- Palco Petrobras
Tasha e Tracie (SP)
Banda Eddie (PE)
Dona Onete (PA)
Boogarins (GO)
Dan Abranches (ES)
Don L (CE)
Tuyo (PR)
Marina Sena (MG)
Ebony (RJ)

- Tenda Carango.Nav
Event Car Captain Red Bull
Dj Gegeo (ES)
Batalha Breaking
Beth MC (ES)
Dj Koreia (ES)
Batalha Ballroom
"Sou Black, o Baile" de Fábio Carvalho (ES)

18/ago (domingo), às 14h
- Palco Petrobras
Cabokaji (BA)
Imã (PR)
Kaê Guajajara (MA)
Silva (ES)

- Tenda Carango.Nav
Event Car Captain Red Bull
Já Gamei convida MUG (ES)
Amanda Requião (ES)
Batalha Slam

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes