Pular para o conteúdo principal

Documentário sobre Rio Jucu e congo estreia com exibição gratuita em Vila Velha

Abayomi, Gracielle Monteiro e Jordan Fernandes mostram toda a poética, energia e dinâmica que acompanham o curso do Rio Jucu no curta-metragem Corpo-Jucu, que estreia no próximo domingo (1º), às 17 horas, no Café e Bistrô Andorinhas, na Barra do Jucu, em Vila Velha.

Cena do documentário sobre o Rio Jucu e o congo capixaba. (FOTO: Weber Cooper)
A entrada do evento é gratuita e o projeto conta com apoio do Edital de Artes Cênicas da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-ES).

O projeto teve início em março deste ano, quando os três artistas da dança participaram de uma Residência Artística, na Barra do Jucu. Dessas pesquisas e experimentações, resultou o documentário Corpo-Jucu que aborda a presença do Rio Jucu como um ser ancestral.

O diretor geral do projeto, o artista e coreógrafo Weber Cooper, explica que o projeto tem como base os estudos em ecoperformance e o congo capixaba.

“O rio Jucu é um ser ancestral com o qual estamos profundamente conectados. Somos rio! Nos afetamos por sua presença, corporificando estados sensíveis, sutis e em transformação”, diz Weber Cooper, que ministrou as oficinas sobre ecoperformance.

Cena do documentário sobre o Rio Jucu e o congo capixaba. (FOTO: Weber Cooper)
Já os estudos sobre o congo capixaba foram mediados por Marina Vieira Sampaio, filha de Dona Dorinha, da tradicional banda de congo Tambor Jacaranema. As práticas envolveram dança e musicalidade e tiveram como objetivo investigar este ritmo capixaba para a construção de presença.

Plano de fundo do filme e também personagem principal, o  Rio Jucu é principal curso d’água de Vila Velha e da região metropolitana de Vitória, responsável pelo abastecimento de 25% do estado.

Sua bacia hidrográfica está situada nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano e parte dos municípios de Viana, Vila Velha, Cariacica e Guarapari.

Cena do documentário sobre o Rio Jucu e o congo capixaba. (FOTO: Weber Cooper)
Serviço
Lançamento documentário “Corpo-Jucu”
Data e horário: 1º/set (domingo), às 17h
Local: Café e Bistrô Andorinhas - Rua das Andorinhas, 13, Barra do Jucu, Vila Velha
Entrada: Gratuita

Cena do documentário sobre o Rio Jucu e o congo capixaba. (FOTO: Weber Cooper)

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes