Pular para o conteúdo principal

Com capixabas no elenco, espetáculo “Casa Cabaré” é apresentado pela primeira vez em Vitória

Esqueça tudo o que você acha que sabe sobre cabaré. Nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), às 20h30, a Casa de Bamba, no Centro de Vitória, recebe o espetáculo Casa Cabaré, que é sucesso no Rio de Janeiro e agora chega ao Espírito Santo.

Em cena, seis artistas apresentam números de dança, música e comédia para entreter e, ao mesmo tempo, provocar reflexões sobre temas atuais que impactam a sociedade.

Os números apresentados em cada dia são diferentes. O público pode esperar arte, teatro e diversão. (FOTO: Gaya/Divulgação)
Espetáculos de cabaré são uma verdadeira tendência nacional, onde neste momento existem diversos trabalhos do gênero em cartaz. E este gênero vem ganhando cada vez mais adeptos, como os grupos Tá na Rua, com o Ópera das Malandras - Cabaré in concert, e o grupo Galpão, com Cabaré Coragem.

“Iniciamos nossa pesquisa estudando o cabaré moderno, surgido na França, e que depois foi se expandindo pela Europa, chegando com força na Alemanha e até no Brasil, com suas variáveis como o Teatro de Revista. Desde que esse tipo de entretenimento surgiu, o cabaré tem sido um espaço que os artistas e pessoas marginalizadas buscam para expressar suas realidades e contestar padrões e valores vigentes”, conta a diretora do Casa Cabaré, Andrea Cevidanes.

Afinal, o que é um cabaré?
No Brasil, falar em cabaré geralmente faz com que as pessoas associem a um lugar em que os frequentadores estão em busca de bebida e prostituição. Porém, isso vem mudando ao longo dos tempos.

“Dentro do que se entende como teatro contemporâneo, multiplicaram-se as formas de linguagem e, nesse contexto, o cabaré começou a ganhar importância e a ser reconhecido pela academia e pela crítica. Hoje, fala-se em cabareturgia, que a grosso modo seria a dramaturgia do cabaré, e também são utilizados termos como cabaretas, para designar os artistas de cabaré”, pontua Andrea.


É muito comum ver filmes ambientados em cabarés, como Moulin Rouge e o próprio Cabaret, de Liza Minelli. Já o Casa Cabaré, ao invés de contar uma história que se passa neste local, busca criar um autêntico cabaré.

“Isso significa que ao invés de uma dramaturgia tradicional, com início, meio e fim, clímax, protagonistas e antagonistas, o que será apresentado é um verdadeiro espetáculo de cabaré. Uma sequência de números, interligados ou não, que se conectam através de temas relacionados à questões sociais e são organizados em um programa de atrações”, acrescenta Andrea Cevidanes.

Em relação ao Casa Cabaré, chama atenção ainda o fato de que existem dois capixabas entre os cabaretas do elenco, os atores Thiago Emanuel e Lays Mattos.

“Voltar ao Estado é sempre motivo de muita alegria. E poder trazer esse espetáculo, que representa um gênero em ascensão, é uma oportunidade de fazer com que os capixabas tenham contato com um tipo de trabalho bem diferente do que estão habituados. O fato de ser realizado na Casa de Bamba tem também a vantagem de que o público poderá se deliciar com as comidas e as bebidas da casa, ao longo do espetáculo”, pondera Lays.

Atores em cena do espetáculo. (FOTO: Gaya/Divulgação)
Portanto, prepare-se para duas noites de muita arte, teatro e diversão, tudo isso regado a cerveja e as delícias que compõem o cardápio da Casa de Bamba. E outro detalhe, os números que serão apresentados em cada dia são diferentes. Ou seja, é possível assistir na quinta e voltar na sexta para assistir quadros ineditos.

Serviço
Espetáculo "Casa Cabaré"
Datas e horários: 14 e 15/dez (quinta-feira e sexta-feira), às 20h30
Local: Casa de Bamba - Rua Gama Rosa, 154, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 30 (promocionais/até 12/dez, através do Pix acasacabare@gmail.com. A confirmação da compra está sujeita ao envio do comprovante de pagamento para o mesmo e-mail do Pix) e R$ 35 (bilheteria)
Informações: acasacabare@gmail.com
Elenco: Andrea Cevidanes, Iuri Vieira, Lays Mattos, Nara Takimoto, Rubia Vieira e Thiago Emanuel
Direção: Andrea Cevidanes

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes