Pular para o conteúdo principal

Andréa Espíndula retrata amor pelo ES em exposição de arte naïf

A paixão pelo Espírito Santo inspira a primeira exposição de arte naïf da escritora e artista plástica Andréa Espíndula. Intitulada poESia, a mostra terá abertura para convidados na próxima terça-feira (12), às 19 horas, na Casa da Memória de Vila Velha, localizada no sítio histórico da Prainha.

Artista plástica e escritora Andréa Espíndula: exposição de arte naïf. (FOTO: Divulgação)
A visitação para o público será de quarta-feira (13) a 28 de janeiro do ano que vem. Juntamente com a exposição, a artista vai lançar o livro Quadros Naïf para Pintar o Espírito Santo, reunindo os desenhos e as pinturas da mostra para o público colorir.

Com curadoria de César Lima, as pinturas trazem memórias afetivas da artista que dialogam com a essência cultural do povo espírito-santense, incluindo mais de 30 quadros produzidos com tinta a óleo e acrílica.

Entre os municípios homenageados pela artista figuram Vitória, Vila Velha, Guarapari, Muqui, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu, Ibitirama e Conceição da Barra, entre outros.

Escritora com 17 livros publicados, Andréa Espíndula é formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com pós-graduação em Arteterapia, Museologia e Literatura infantil.

Quadro de Andréa Espíndula que integra a exposição em Vila Velha. (FOTO: Divulgação)
A artista plástica conta que o processo de produção das obras teve início em 2020, durante a pandemia da covid-19. “Eu estava afastada dos pincéis havia sete anos, e vi, naquele período de quarentena, a oportunidade de retornar para as tintas. Desde então, comecei a pintar freneticamente e a gostar do resultado. Daí a ideia da exposição”, revela.

Embora tenha formação acadêmica, Andréa optou por explorar os territórios da arte naïf, conceito surgido no século XIX e associado à produção de artistas autodidatas, que desenvolvem uma linguagem pessoal e original de expressão.

“O estilo naïf, aquele inocente, de traços simples, me acolheu. Nunca estudei ou aprendi a pintar naïf. Essa estética da arte veio como um presente muito buscado e esperado”, comenta a artista.

Reminiscências 
Andréa Espíndula define a exposição como uma “declaração de amor de uma capixaba apaixonada pelo Espírito Santo”. Em suas pinturas há a ludicidade retratada em belezas naturais, arquitetônicas, folclóricas e gastronômicas de diversas partes do Estado. As inspirações são muitas e se relacionam diretamente com as reminiscências da artista.

Antes de sua primeira exposição individual, a artista teve trabalhos selecionados em várias coletivas. (FOTO: Divulgação)
Nesse processo de imersão, a primeira imagem que veio à sua mente foi a de uma galinha, numa foto vista nas redes sociais, mostrando o município de Santa Maria de Jetibá, conhecido como o maior produtor de ovos do Brasil. Para pintar a capital Vitória, ela buscou lembranças da cidade natal onde cresceu e se formou profissionalmente.

Vila Velha, terra que escolheu para morar, e Santa Teresa, onde passou a infância, também são retratadas na exposição. “Minha inspiração é o Espírito Santo. As belezas são inspirações para centenas de trabalhos. Sim, são lembranças de viagens, amo conhecer a cultura e a história de cada canto”, afirma.

Antes de chegar a sua primeira exposição individual, nos últimos três anos Andréa Espíndula teve trabalhos selecionados para várias coletivas, entre as quais o Festival Internacional de Arte Naïf (FIAN), em 2022 e 2023; o Museu Casa de Portinari (Brodowski – SP), o Museu de Arte de Socorro (SP), e as exposições Novos Olhares para Monalisa (CE), Das Lagoas ao Imaginário Popular (AL), Cidades Históricas Patrimônio Bordado (Paraty-RJ), Primavera (SP), PAN TECHNÉ (SP) e Natal Naïf (SP).

Com a mostra poESia, que conta com apoio cultural da prefeitura de Vila Velha, a artista convida o público a poetizar e viajar pelo Espírito Santo. “Essa exposição marca um novo momento em minha carreira de artista plástica. Precisava de uma exposição única na qual o protagonista é o nosso estado”, define.

Quadro de Andréa Espíndula inspirado no município de Colatina. (FOTO: Divulgação)
Serviço
Exposição “poESia”, de Andréa Espíndula
Data e horário da abertura: 12/dez (terça-feira), às 19h
Período da exposição: até 28/jan/2024
Local: Casa da Memória de Vila Velha - Av. Luciano das Neves, 17, Prainha, Vila Velha
Entrada: Gratuita

Lançamento do livro “Quadros Naïf para Pintar o Espírito Santo”
Autora: Andréa Espíndula
Desenhos e pinturas da mostra “poESia” para colorir
Editora: Casaca
Número de páginas: 32
Preço do exemplar: R$ 40

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes