Pular para o conteúdo principal

Manfredo lança novo EP e segue com seu abraço empático, indie folk e muita emoção

Um pouco de tristeza, bastante reflexão, o direito de sofrer coletivamente, resiliência e o conforto do abraço. Este é o conceito do novo EP do músico e compositor Manfredo, chamado Novas Versões De Canções Nunca Ouvidas Antes (#NVCNOA).

O músico e compositor Manfredo lança novo EP. (FOTO: Lucas Pontes/Tato Villanova)
O trabalho, que conta com cinco músicas autorais, será lançado nesta sexta-feira (29), nas plataformas digitais e com um lyric clipe no YouTube - da música Coragem - que contará com linguagem de Libras interpretada por Sunshine Zanoni. É possível fazer o pré-save do EP.

Tanto nas letras quanto nos arranjos – com uso de violões, harpa, clarinete, teclado, cordas, baixo acústico, trompete e outros elementos -, Manfredo mergulha em certa melancolia reflexiva e busca a reviravolta coletiva no EP. É um verdadeiro indie folk melancólico, pronto para despertar verossimilhança em diversas pessoas, principalmente em período pós-pandêmico.

"Um ânimo de ritmo e esperança em saber que podemos sofrer, mas não precisamos passar por isso sozinhos. Não é estranho pensar que a música e a resiliência têm algo em comum; nos fraterniza enquanto indivíduos e nos une como pessoas, em um mundo cada vez mais dividido", avalia o compositor.

Outro gancho interessante da coletânea de Manfredo é o nome: Novas Versões De Canções Nunca Ouvidas Antes (#NVCNOA). O compositor trabalhou tal conceito de modo a evidenciar a relação da composição "com as versões que a gente faz da gente mesmo ao longo da vida". Isto é, há sempre o movimento, a mudança, um passo a mais no decorrer do processo.

O EP tem produção do multi-instrumentista Henrique Paoli, que já trabalhou com artistas e projetos como André Prando, Ana Müller, Rodrigo Novo, Borabaez e mais. As canções foram gravadas no estúdio Funky Pirata, em Vitória, com mixagem de Ricardo Ton e masterização de Alexandre Barcelos.

O processo de produção foi além do Espírito Santo, com gravações na França, por Jeremy Naud (acordeon, teclado e clarinete), e em Belo Horizonte, por Arícia Ferigato (harpa), no estúdio Leve Music.

O EP, na ordem, apresenta as canções Quero ser Grande, Coragem, Fica, Fonte da Vida e O Que Todo Mundo Quer. O projeto tem apoio do Governo do Estado do Espírito Santo - Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos do Funcultura.

Antes da coletânea #NVCNOA, Manfredo já havia lançado os singles A Jornada (2021), O Vórtice (2020) e Sweet River (2017). O artista é conhecido ainda por sua história de 10 anos com a Manfredines, banda que já dividiu o palco com Os Paralamas do Sucesso (RJ), Los Hermanos (RJ) e Móveis Coloniais de Acaju (DF), bem como se apresentou em festivais e casas como Festival de Alegre e Ilha Shows, no ES, e Teatro Odisseia e Audio Rebel, no Rio de Janeiro/RJ.

Ficha técnica
EP: Novas Versões De Canções Nunca Ouvidas Antes (#NVCNOA)
Data de lançamento: 29 de abril
Faixas: 5
Composições: Manfredo
Produção musical e arranjos: Henrique Paoli
Gravação: Ricardo Ton (Estúdio Funky Pirata - Vitória)
Teclados, acordeons e clarinetes: Jeremy Naud (Estúdio  pessoal - Montpellier/França)
Guitarras: Thiago Arruda (Estúdio pessoal - Vitória)
Harpa: Felipe Fantoni (Estúdio Leve Music - Belo Horizonte/MG)
Mixagem de Ricardo Ton
Masterização de Alexandre Barcelos
Musicistas: Arícia Ferigato (harpa); Carolina Luz (cello); Jacqueline Lima (violino); Jeremy Naud (acordeon, clarinetes e teclados); Claudine Abreu (violino); Heitor Campos (bateria); Henrique Paoli (bateria, violão, banjo e percussão); Manel Fogo (baixo elétrico e contrabaixo); Pedro Novelo (violão nylon e trompete); Manfredo (vozes); e Thiago Arruda (guitarras)
Produção executiva: Moustache Produções Artísticas
Direção artística: Manfredo
Foto de capa: Lucas Pontes e Tato Villanova
Arte da capa: Renato Novaes
Designer: Ademir Ribeiro

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes