Pular para o conteúdo principal

Cine Por Elas exibe filme "Hotxuá" e debate povos indígenas em evento gratuito, em Vila Velha

Não basta apenas um dia para valorizar a importância dos povos originários do Brasil, é a partir desta ideia que neste mês de abril o tema do Cine Por Elas, cineclube feminista de Vila Velha, é o Dia do Indígena. Realizado na próxima terça-feira (26), às 19 horas, o encontro acontece de forma gratuita e exibe o filme Hotxuá (2009), que fala sobre o cotidiano da tribo Krahô e é a estreia da atriz Letícia Sabatella como diretora. Como convidadas para o debate pós-filme, o evento recebe a técnica em Meio Ambiente, Isabela Costa, e a bióloga e professora, Ursula Varjão.

Cena do filme Hotxuá. (FOTO: Divulgação/Cine Por Elas)
"Em contraste com o Dia do Índio trabalhado na escola no dia 19 de abril, chegamos com a temática do Dia do Indígena para recontar essa história questionando o olhar do narrador. Tirando o homem branco português do lugar de fala e trazendo os povos originários para contar a sua versão", explica Fabíola Mozine, uma das coordenadoras do Cine Por Elas.

O filme Hotxuá traz na direção Letícia Sabatella e Gringo Cardia, artista plástico e cenógrafo. A narrativa da tribo Krahô, de Palmas/TO, é contada a partir das percepções do palhaço indígena, Hotxuá, que dá nome à película. É tendo o filme como base que o Cine Por Elas discute as questões indígenas e o apagamento da história dos povos originários e sua cultura.

Também participa do evento a escritora Mara Coradello, como convidada oficial da "Coluna Literária Leia com Elas", que esse mês traz a resenha e contexto histórico sobre a obra O Som do Rugido da Onça, de Micheliny Verunschk.

Com 40 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres cis LGBTQ+ e homens, maiores de 18 anos. O evento é gratuito e as vagas da sessão presencial devem ser preenchidas por meio do formulário de inscrição. O Cine Por Elas é um projeto apoiado pelo Funcultura e pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.


O cineclube
O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans. Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o "Segue o Fluxo", que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Mara Coradello e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual). 

A sessão acontece com apoio do Funcultura e da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo por meio do edital do setor audiovisual 08/20. 

Serviço
Cine Por Elas - Dia do Indígena - "Hotxuá"
Data e horário : 26/abr (terça-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, nº 16 - Cristóvão Colombo - Vila Velha
Inscrições: Acesse o formulário
Classificação: 18 anos 

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes