Pular para o conteúdo principal

Coral Guarani de Aracruz lança álbum de música ancestral contemporânea

O projeto Originários do Agora - Música Ancestral Contemporânea nasceu com o intuito de revelar um cenário real e atual da cultura indígena contemporânea por meio da música, desmistificando ideias errôneas e preconcebidas sobre os povos originários que vivem no Brasil de hoje. O álbum foi lançado no dia 19 de abril, para celebrar a data que simboliza a luta e a resistência dos povos originários.

Integrantes do Coral Kuara'y Retxakã. (FOTO: Giulyanna Cipriano)
O Coral Kuara'y Retxakã, composto por guaranis da Aldeia Tekoá Mirim do Cacique Karaí Pedro da Silva, localizada no município de Aracruz, deu voz às canções ancestrais pertencentes a seu povo ao longo de sete faixas em um álbum musical inédito. O projeto de gravação foi realizado com o apoio do prêmio do Edital 016/2019 - Valorização da Diversidade Cultural Capixaba do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Integram o Coral Guarani Kuara’y Retxakã: Rosiane Martine da Silva, Rosanir Martine da Silva, Suzana da Silva, Rosana da Silva, Marilza da Silva, Rodrigo da Silva, Walter Santos de Azevedo e ainda, os mirins Yasmin Leonato da Silva, Isabelly Leonato da Silva, Ayla Silva Vaz, Raissa Pereira da Silva e Maria Flora Martine dos Santos.

Acompanhe nas redes sociais

Vivências
O álbum é resultado das conexões vividas pelo artista Luccas Martins no projeto Handpan Brasileiro, no qual o percussionista realiza vivências musicais com grupos de música popular regional do Brasil e faz música colaborativa com o intuito de inserir o handpan na música popular brasileira.

A parte instrumental do disco traz o lirismo da música Guarani, que por vezes remete à música de concerto com a participação de quarteto de violoncelos, fagote e trompete, e ao mesmo tempo finca os pés no tempo presente dialogando com a sonoridade de sintetizadores e da música eletrônica.


A percussão gravada por Luccas Martins tem destaque especial com efeitos sonoros feitos de sementes orgânicas, tambores e a participação do handpan, instrumento de percussão harmônico-melódico suíço, que confere sonoridade exótica e transcendental ao álbum com seu som metálico rico em harmônicos.

Com o conceito de fazer uma leitura contemporânea da música ancestral, duas faixas do disco tem arranjos de música eletrônica elaborados e produzidos pelo duo NAVA, dos músicos Chico Corrêa e João Meirelles. Os arranjos e a produção musical do álbum têm a assinatura do percussionista Luccas Martins, que fez toda a captação das vozes do coral ao vivo, in loco, dentro da casa de reza da Aldeia Tekoá Mirim. A mixagem e a masterização do disco foram feitas pelo renomado engenheiro de áudio Homero Lotito. O álbum é produzido e lançado pelo selo Lôa Discos.


Identidade visual
A identidade visual do álbum teve o conceito desenvolvido pela fotógrafa Giulyanna Cipriano. O design gráfico traz imagens do cotidiano da aldeia e fotos de objetos de artesanato produzidos pelo povo Guarani.

A arte de capa é uma colagem digital feita pela artista visual indígena Mavi Morais. Mavi é da etnia Kariri-Sapuyá e trabalha com um misto de fotografia e artes visuais procurando mesclar impactos visuais do design moderno com as causas e questões indígenas, criando narrativas visuais sobre espiritualidade, memória ancestral, identidade e resistência. É um trabalho que se inicia nas tradições indígenas e viaja o mundo visual e literalmente.

Mavi Morais teve sua obra exposta em um outdoor em Sauchiehall Street e Barrowlands – ruas de Glasgow, Escócia – onde foi realizada a 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP26, em novembro de 2021.


Ficha técnica
Álbum: Originários do Agora - Música Ancestral Contemporânea
Artista: Coral Guarani Kuara’y Retxakã
Data de lançamento: 19 de abril
Faixas: 7
Idealização: Cacique Karaí Pedro da Silva, Severina Martine e Coral Kuara’y Retxakã
Elaboração de projeto e produção executiva: Luccas Martins (Lôa Produções
Artísticas) e Giulyanna Cipriano (Glue Produtora e Comunicadora Cultural)
Captação do coral ao vivo e produção musical: Luccas Martins
Músicos participantes: Luccas Martins, Jader Finamore, Renato Oliveira Gota, Heleno
Feitosa (Costinha), Federico Puppi, Chico Correa e João Meirelles
Estúdios de gravação: Sensorial Lab e Gota Sonora
Mixagem e masterização: Homero Lotito
Fotografia, projeto gráfico e design da capa: Giulyanna Cipriano
Colagem da capa: Mavi Morais
Figurino: Severina Martine
Selo: Lôa Discos

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes