Pular para o conteúdo principal

Abertura da Festa da Criatividade tem debate sobre o futuro das políticas públicas voltadas para a cultura e economia criativa

Com a presença de diversas autoridades e representantes culturais, foi aberta na noite desta quinta-feira (10), a terceira edição da Festa da Criatividade, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), na Enseada do Suá, em Vitória.

O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o secretário de Cultura do ES Fabrício Noronha. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
A Festa da Criatividade é realizada pela Secult-ES com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), que definiu a Economia Criativa como uma de suas prioridades. A abertura contou com a presença do governador Renato Casagrande; da vice-governadora Jaqueline Morais; do secretário de cultura do Estado, Fabrício Noronha; de Cristina Engel, diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); e Pedro Rigo, diretor do Sebrae-ES.

Na sequência ocorreu a primeira mesa de debate com o tema do evento "A Cultura de Volta para o Futuro", com os convidados Jandira Feghali (deputada federal/RJ); Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura do Brasil; Pablo Capilé, articulador do Mídia Ninja; e Ursula Vidal, Secretária de Cultura do Estado do Pará e ex-Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura; e mediação de Fabricio Noronha.

Os convidados debateram sobre o momento institucional das políticas públicas voltadas para a cultura, um exercício importante para planejar as ações que irão contribuir para a retomada da economia criativa brasileira.

Os convidados do primeiros debate do evento. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
Jandira Faghali falou sobre o sucesso da Lei Aldir Blanc, criada na pandemia como um auxilio emergencial para os artistas e que foi fundamental para a cultura brasileira. "A Lei Aldir Blanc foi o ponto de virada. A vida ficou diferente depois da Lei Aldir Blanc. foi uma construção coletiva belíssima. A gente ainda não tem dimensão do que foi a Lei Aldir Blanc e do seu legado", destacou a Jandira Feghali.

Juca Ferreira, que foi Ministro da Cultura nos governos Lula e Dilma, destacou os desafios do futuro da cultura neste que é um ano eleitoral. "O futuro ainda não está nas mãos. Vamos ter muito trabalho este ano. Nós da cultura temos que parar de colocar a cultura no centro de uma forma artificial. É a política que vai decidir. São os projetos de nação que vão decidir. E o nosso projeto de nação para colocar esse país no lugar tem que colocar a cultura no centro desse projeto, mas é política que vai decidir", afirmou, citando as eleições deste ano.

O evento ocorre de forma híbrida até o próximo sábado (12), com rodadas de negócios, debates, seminários, oficinas, palestras e apresentações musicais.

A abertura e o primeiro debate do evento foram no auditório central do Sebrae-ES. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)

Leia mais

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes