Pular para o conteúdo principal

Festival Crias.Lab terá shows, mostra de audiovisual e debate com realizadores da série “MC Daleste”

A primeira etapa do Crias.Lab deste ano, projeto de comunicação e cultura voltado para jovens das comunidades periféricas, vai acontecer no próximo sábado (8), na Casa Caipora, no Centro de Vitória. Toda a programação é gratuita.

A cantora Ada Koffi vai se apresentar no Crias.Lab. (FOTO: Divulgação)
A quarta edição do festival vai incluir apresentação de DJ, mostra de curtas-metragens produzidos por estudantes universitários, debate com os realizadores da série documental MC Daleste – Mataram o Pobre Loco (Globoplay) e shows musicais com artistas que despontam na cena pop contemporânea do Espírito Santo.

O evento terá início às 14 horas, com apresentação do DJ Rareboy. Originário da periferia do Estado, Rareboy é conhecido por sua autenticidade e pelo mix de gêneros que incluem hip hop, funk retrô, Afrobeats, dub e groove, representando uma verdadeira expressão cultural de resistência.

Em seguida será realizada a mostra Cine.Crias, com exibição de cinco curtas-metragens realizados por estudantes universitários e bate-papo com os diretores da mostra, refletindo a produção de jovens cineastas em início de carreira.
 
Na sequência será exibido o primeiro episódio da série documental MC Daleste - Mataram o Pobre Loco, sobre a vida e morte do MC Daleste, precursor do funk paulista, baleado no palco em 2013.

Após a exibição haverá roda de conversa com os realizadores da série: Guilherme Belarmino (SP), Renan Ferreira (SP), David Faria (SP) e Eliane Scardovelli (SP), com mediação de Isabella Baltazar.

A banda Isqueiro Black é destaque no reggae nacional. (FOTO: Divulgação)
Música
O encerramento terá shows das atrações musicais Isqueiro Black, Mallu e Ada Koffi. Destaque no reggae nacional e vencedora do concurso New Generation Brasil Jamaica 2023, a banda Isqueiro Black traz uma sonoridade autêntica e repleta de mensagens positivas.

Atração seguinte, a cantora Mallu promete agitar o público com releituras do pop e do funk, acompanhada pelo DJ Vinni Tosta. Última atração da noite, a cantora e compositora Ada Koffi vai apresentar sua potente alquimia musical que percorre sonoridades da MPB, do pop latino e do rhythm and blues, juntamente com suas vivências autênticas da periferia.

A coordenadora geral do Crias.Lab, Thamires Amon, afirma que a curadoria do evento foi construída com o objetivo de oferecer uma programação diversificada e envolvente para celebrar a arte, a cultura e a diversidade local.

"O Crias.Lab é um evento que celebra a cultura urbana, dando voz às juventudes das comunidades periféricas. Nossa missão é capacitar jovens talentos e promover a democratização do acesso à produção cultural e comunicação digital”, destaca.

O Crias.Lab é uma realização da Puri Produções, por meio da Lei Rubem Braga da Prefeitura de Vitória.

Público no Crias.Lab no ano passado. (FOTO: Thais Gobbo/Divulgação)
Serviço
Crias.Lab 2024
Data e horário: 8/jun (sábado), a partir de 14h
Local: Casa Caipora - Rua Nestor Gomes, 168, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita
Realização: Puri Produções, por meio da Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Vitória
Apoio: Co.liga, Globoplay e HUBES+

Programação:
14h-15h: DJ Rareboy (ES)

15h-16h: Cine.Crias - Mostra Novos Olhares
A Mostra Novos Olhares apresenta cinco curtas-metragens realizados por estudantes universitários, refletindo a produção atual de jovens cineastas no início de suas carreiras: 
“Reticências” (direção: Maria Carolina Palermo)
“Fala, Vô!” (direção: Felipe Risallah)
“Inexorável” (direção: Aline Galini)
“Jabuticabas” (direção: Davi Alves)
“Sintoma” (direção: Matheus Borges)

16h-17h30: Bate-papo com os diretores da Mostra Novos Olhares
Participação de Adryelisson (ES) e de cinco realizadores universitários, com mediação de Felipe Risallah (ES) e apresentação de Isabella Baltazar (ES). Os diretores discutirão suas obras e as perspectivas sobre a produção audiovisual brasileira atual.

17h30-18h: DJ Rareboy (Residente)

18h-19h40: Exibição do primeiro episódio da série documental “MC Daleste - Mataram o Pobre Loco” (Globoplay)
A série aborda a vida e a morte do MC Daleste, uma das principais vozes do funk de São Paulo, morto a tiros em 2013. O documentário reúne depoimentos de familiares, amigos e autoridades, destacando a importância de Daleste para a música e o funk nacional.

19h40-21h: Bate-papo com os realizadores do documentário “MC Daleste”
Com Guilherme Belarmino (SP), Renan Ferreira (SP), David Faria (SP) e Eliane Scardovelli (SP), e mediação de Isabella Baltazar (ES). A conversa abordará o cenário do documentário na era do streaming e os desafios de contar histórias trágicas.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes