Pular para o conteúdo principal

Crias.Lab agita a quadra da MUG com mostra de audiovisual, shows e baile gratuitos

A quadra da Mocidade Unida da Glória (MUG), em Vila Velha, será o palco da segunda etapa do Crias.Lab 2024, projeto de comunicação e cultura voltado para jovens das comunidades periféricas, nesta sexta-feira (28) e sábado (29).

Com programação totalmente gratuita, o evento reunirá mostra de curtas-metragens, bate-papo sobre a produção audiovisual contemporânea e novas formas de comunicação digital nas comunidades, baile com DJs renomados e shows de encerramento com atrações locais e nacionais, reunindo os artistas Akilla, BiaB (RJ), Budah e VK Mac.

A cantora Budah é uma das atrações no sábado (29), em Vila Velha. (FOTO: Divulgação)
A coordenadora geral do Crias.Lab, Thamires Amon, afirma que a curadoria do evento foi construída com o objetivo de oferecer uma programação diversificada e envolvente para celebrar a arte, a cultura e a diversidade local.

“O Crias.Lab é um evento que celebra a cultura urbana, dando voz às juventudes das comunidades periféricas. Nossa missão é capacitar jovens talentos e promover a democratização do acesso à produção cultural e comunicação digital”, destaca.

Programação
A programação terá início na sexta-feira (28), às 17 horas, com a apresentação do DJ Gegeo, que dará as boas-vindas ao público com line-up baseado em gêneros musicais como afrobeat, amapiano, ukg garage, Jersey, funk e uma pitada de hip hop.

Em seguida haverá a realização do Cine.Crias - Mostra Capixaba de Curtas-Metragens, com curadoria de Adryelisson Maduro. A seleção terá como tema “O Espírito Santo na tela: seja como cenário, seja por trás das câmeras”, com a exibição de cinco curtas-metragens que compõem a produção audiovisual capixaba.

Após a exibição, a programação segue com bate-papo reunindo os realizadores da mostra e a atriz Bárbara Colen (MG), conhecida nacionalmente por sua atuação nos filmes Aquarius e Bacurau e pela novela Quanto mais vida, melhor!.

Participam do debate o curador Adryellison Maduro, a produtora cultural Isabella Baltazar e alunos dos laboratórios de produção de videoclipe e documentário do Crias.Lab. A mediação será de GG Fákòlàdé.

“Neste bate-papo, os cineastas da mostra irão compartilhar suas jornadas no audiovisual, proporcionando uma visão aproximada dos reais e subjetivos processos artísticos que envolvem uma produção de cinema no Espírito Santo”, afirma a coordenadora Thamires Amon.

Em seguida, a quadra da MUG vai se transformar em uma potente pista de dança com a realização do Baile da Nega - Preto, Versátil e Elegante - Edição Baile Charme.

Nesta edição, além dos DJs capixabas Jone Bl b2b Alien, Negana e Gegeo tocando em formato inédito, o Crias.Lab contará com a participação de dois artistas que fazem parte da história do baile charme carioca: o DJ Julio Rodrigues (RJ) e a DJ Gab (RJ).

“O Baile da Nega tem como principal objetivo valorizar artistas independentes e fortalecer o circuito cultural das vertentes da música negra e suas transformações a partir da diáspora brasileira e mundial”, afirma a DJ Negana.

A cantora BiaB vai cantar com Akilla no Crias.Lab. (FOTO: Divulgação)
Segundo dia
No sábado, o evento terá início às 14 horas, com apresentação da DJ Sistah Ilú, que vai receber o público com sua pesquisa sonora que tem como principal elemento o grave dos Sound Systems e a mistura de dancehall, hip hop, black music e funk, entre outros gêneros musicais.

Das 14h30 às 16 horas, acontece a resenha “Futuros nas telas”, com participação de Sara Pavani (SP), Eliza Capai (SP), Dimas, Premier King (SP) e Renata Novaes (RJ), e a mediação de Débora Garcia (RJ). No bate-papo, estará em pauta o futuro da educação nos grandes centros urbanos e suas periferias a partir da representação do audiovisual e da comunicação digital.

A atração seguinte, intitulada “Sonoridade e Memória”, vai convidar os participantes Jefinho Faraó, Afronta MC, LD da Favelinha, Noventa MC, Bocaum MC e Larinhx (RJ) a compartilhar suas experiências pessoais e reflexões sobre como a música, enraizada na ancestralidade, molda suas vidas e os conecta uns aos outros. A mediação será da jornalista Donna Oliveira.

Por sua vez, a resenha “Novas formas de comunicação digital (nas comunidades)” vai debater a importância da comunicação digital como ferramenta de exercício de cidadania e colaboração entre pessoas, tendo como participantes Ronald Pessanha (RJ), Rene Silva (RJ), Pâmela Carvalho (RJ), Ryan Gouveia, Geisiane Teixeira e Winny Rocha, com mediação de Fabiana Cecy (RJ).

A partir das 20h10, a quadra da MUG vai ferver com os shows de encerramento de artistas reconhecidos no cenário da música preta contemporânea. É o caso do capixaba Àquila Sabino, mais conhecido como Akilla, que vai se apresentar tendo como convidada BiaB, artista preta da zona norte carioca que se destaca na combinação de R&B e soul music.

Às 21h35, sobe ao palco a badalada Budah, artista capixaba que acumula milhões de views no YouTube e recebeu indicação à WME AWARDS, na categoria “compositora”. Referência do R&B e trap, Budah terá como convidado o capixaba VK Mac, artista reconhecido nacionalmente no cenário musical por seus inúmeros lançamentos solos, colaborativos e feats que atingiram milhões de views e streams.

VK Mac é convidado de Budah no show na quadra da MUG. (FOTO: Divulgação)
Fechando a noite, a festa Treme Ú Baile promete agradar a juventude periférica e LGBTQIA+ capixaba com uma mescla dos bailes do Sudeste com características únicas do funk capixaba. O line-up inclui os DJs Asiat, LD, Madeusa (apresentação Casa Lacraia Kunty), Larinhx e Scoob.

O Projeto Crias.Lab é uma realização da Puri Produções, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), do governo do Estado. O patrocínio é da ESGás e EDP, com apoio do Instituto Energisa e Co.liga e parceria da TVE-ES.
 
Serviço
Crias.Lab 2024
Datas: 28 e 29/jun (sexta-feira e sábado), a partir de 17h30 e 14h, respectivamente
Local: Quadra da MUG - Rua Mourisco, s/n, Glória, Vila Velha
Entrada: Gratuita
 
- 28/jun (sexta-feira)
17h30: DJ Gegeo (ES) - Residente
18h: Cine.Crias - Mostra Capixaba de Curtas-Metragens - Curadoria: Adryelisson Maduro, com as obras Transviar (Direção: Maíra Tristão), Marcha, Mastro e Fé (Direção: Arthur Navarro), Dia de Pagamento (Direção: Rodrigo Linhales e Tati Rabelo), Chama (Direção: Maresia) e Makumba (Direção: Emerson Evêncio)
20h: Resenha “REC”, com Bárbara Colen (MG), Rogério Sagui (BA), cinco diretores capixabas convidados, e mediação de GG Fákòlàdé (ES)
22h: Baile da Nega - Preto, Versátil e Elegante - Edição Baile Charme, com os DJs Jone Bl b2b Alien (ES), Gab (RJ), Negana (ES), Julio Rodrigues (RJ) e Gegeo (ES)

- 29/jun (sábado)
14h: Abertura do local
14h30: Resenha - Futuros nas telas, com Sara Pavani (SP), Eliza Capai (SP), Dimas (ES), Premier King (SP), Renata Novaes (RJ), e mediação de Débora Garcia (RJ)
16h: DJ Sistah Ilú (ES) - Residente
16h30: Resenha Sonoridade e Memória, com Jefinho Faraó (ES), Afronta MC (ES), LD da Favelinha (ES), Noventa MC (ES), Bocaum MC (ES) e Larinhx (RJ), e mediação de Donna Oliveira (ES)
18h: DJ Sistah Ilú (ES) - Residente
18h30: Resenha Novas formas de comunicação digital (nas comunidades), com Ronald Pessanha (RJ), Rene Silva (RJ), Pâmela Carvalho (RJ), Ryan Gouveia (ES), Geisiane Teixeira (ES), Winny Rocha (ES), e mediação de Fabiana Cecy (RJ)
20h10: Akilla (ES) convida BiaB (RJ)
21h25: DJ Sistah Ilú (ES) - Residente
21h35: Budah (ES) convida VK (ES)
23h: Festa Treme Ú Baile, com os DJs Asiat (ES), LD (ES), Madeusa (ES) (apresentação Casa Lacraia Kunty), Larinhx (RJ) e Scoob (ES)

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes