Pular para o conteúdo principal

Vale Música realiza concerto em tributo a Piazzolla com solista da Orquestra Sinfônica Brasileira em Vitória

A Camerata Jovem Vale Música recebe a violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Priscila Rato (RJ), no concerto “Tributo a Piazzolla”, em homenagem ao genial compositor e bandoneonista argentino Astor Piazzolla.

O espetáculo será apresentado nesta quarta-feira (29), às 20 horas, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

A violinista Priscila Rato, solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. (FOTO: Lucas Lima)
O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.

Com regência do maestro Lucas Anizio e participação especial da Orquestra Jovem Vale Música, o concerto vai revisitar obras-primas do compositor que se celebrizou como o “revolucionário do tango”.

Os temas musicais serão entremeados por coreografias da Emerson Barreto Escola de Dança. Ao longo do espetáculo, o ator Jace Theodoro vai fazer uma leitura dramática de textos sobre a vida e obra de Astor Piazzolla, com roteiro do jornalista José Roberto Santos Neves.

Integrantes da Camerata Jovem Vale Música. (FOTO: Fábio Prieto)
Legado
Para o maestro Lucas Anizio, a ideia do concerto é apresentar o legado do músico argentino aos alunos e às novas gerações.

“O tango de Piazzolla revolucionou a música latino-americana. Uma prova disso é que até hoje é possível ouvi-la em todas as partes do mundo, por meio de orquestras, cameratas, trios e quartetos”, avalia o maestro.

O repertório reunirá algumas das composições mais conhecidas de Astor Piazzolla, como Adios Nonino, Libertango e As Quatro Estações Portenhas, esta última com arranjo para cordas e violino solo escrito pelo compositor russo Leonid Desyatnikov.

Para Lucas Anizio, o maior desafio para a execução desse concerto está em capturar a atmosfera emocional da obra do homenageado.

“Nosso objetivo é o de conseguir chegar o mais próximo do que Piazzolla quis passar através das suas músicas. Existe um sentimento, uma paixão, um movimento em tudo o que ele compôs. Cada canção transparece uma emoção através das melodias e da sintonia entre a partitura e os músicos”, define.

O maestro Lucas Anizio regendo a Orquestra Jovem Vale Música. (FOTO: Divulgação)
Solista
Para abrilhantar o espetáculo, a Camerata Jovem Vale Música contará com o talento da violinista Priscila Rato.

Um dos grandes nomes da música de concerto no Brasil, a musicista atuou como solista nas principais orquestras do país e atualmente é spalla da OSB e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Estudiosa da obra de Piazzolla, Priscila Rato tem as melhores expectativas em relação ao espetáculo.

“Estou extremamente feliz por tocar as ‘Quatro Estações Portenhas’ de Piazzolla com os alunos do Vale Música. Piazzolla exprime todo o seu amor ao tango em cada estação. O público vai reconhecer, em algumas citações, vários temas das estações de Vivaldi no decorrer da música. Mas sem perder o caráter forte do tango”, adianta a violinista.

Na opinião da solista, Piazzolla conseguiu unir, em suas composições, duas grandes vertentes da sua arte: a formação tradicional na música de concerto e o amor visceral pela música popular argentina.

“A música dele é cheia de contrastes e traz uma perfeita fusão entre delicadeza e energia. Como sul-americana, acho que toca diretamente a alma da gente, como se fizesse parte do nosso DNA musical. E como intérprete, sinto essa conexão diferente”, observa.

Concerto “Tributo a Piazzolla” - Camerata Jovem Vale Música convida Priscila Rato, com participação especial da Orquestra Jovem Vale Música, Emerson Barreto Escola de Dança e Jace Theodoro
Data e horário: 29/mai (quarta-feira), às 20h
Local: Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) -  Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Entrada: Gratuita (retirada de ingressos no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro)
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura
 
Repertório:
Fuga y Misterio
Adios Nonino
La muerte del Angel
Melodia in La
Oblivion
Libertango
As Quatro Estações Portenhas (Verão, Outono, Inverno, Primavera)

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes