Pular para o conteúdo principal

Passos de Anchieta espera atrair mais de 3,5 mil peregrinos em quatro dias de caminhada

O Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, região Sul do Espírito Santo, receberá os peregrinos que participarão da 25ª edição da Caminhada Passos de Anchieta, que tem início nesta quinta-feira (30) e se estende até o próximo domingo (2).

Participantes durante os Passos de Anchieta em edição passada. (FOTO: Divulgação)
A organização espera receber em média 3,5 mil participantes na peregrinação. Para participar os interessados devem se inscrever por meio do site da Caminhada ou realizar as inscrições presencialmente no Boulevard Shopping,  em Vila Velha.

A caminhada tem início na capital Vitória e segue até o santuário, em Anchieta. São 100 quilômetros que serão percorridos durante os quatro dias de evento, onde acontece a missa de acolhida . O trajeto é o mesmo que foi realizado pelo padre, hoje São José de Anchieta.

O cortejo passará por quatro municípios: Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. O trajeto acontece todos os anos em uma data específica, mas o caminho atrai centenas de visitantes todos os anos, que são guiados por 223 pilares de sinalização de mais de 2 metros de altura, fixados em locais estratégicos em todo o roteiro.

De acordo com a organização, o evento contará com ambulâncias para atender eventuais acidentes. Aqueles que desistirem do cortejo, podem pegar carona com carros de apoio.

Histórico
O roteiro resgata a trilha percorrida quinzenalmente por José de Anchieta, denominada “caminho das 14 léguas”,  com os guerreiros Temiminós que o acompanhavam na missão de cuidar do Colégio de São Tiago, erguido num platô da Vila da Nossa Senhora de Vitória, transformado em sede do governo estadual, o Palácio Anchieta, na capital capixaba.

Seguindo pelo litoral, os aventureiros têm a oportunidade de explorar atrativos como sítios históricos e paisagens naturais da região, além de viver momentos de introspecção que são a essência dos caminhos místicos, proporcionando reflexões e epifanias ao longo da jornada.

O roteiro é o quarto desse tipo existente no mundo – os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Os participantes serão acolhidos ao final do trajeto pelo Reitor do Santuário Nacional São José de Anchieta, Padre Álvaro Augusto Negromonte Pereira, que destacou que pessoas de diversas idades, incluindo idosos aproveitam a oportunidade de viver a experiência da caminhada.

“A peregrinação contribui para a superação dos limites físicos e até mesmo da visão atual de si mesmo, do outro e do mundo, possibilitando um maior conhecimento, capaz de fortalecer ainda mais o desejo ser uma pessoa verdadeira, solidária e consciente das suas potencialidades e limites”, observa o jesuíta.

Chegada
No domingo (2), serão celebradas missas às 8 horas, 10h30, 13h30 e 19 horas, além da exibição do Projeto Viva Anchieta e apresentações culturais no adro do Santuário, às 12 horas.

“No campo do desenvolvimento espiritual, é oferecida a oportunidade de abertura ao Transcendente e experienciar os frutos de um caminho feito com outros, numa abertura sempre maior para o amor. O peregrino se busca e é acompanhado por seus sonhos, medos e desejos a cada passo dado, em um crescente exercício espiritual, no qual se deixa ser conduzido por Deus em todas as dimensões da sua vida”, compartilha o reitor.

Veja o percurso completo
1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.
2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.
3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 km ainda em Guarapari.
4º dia: entre Meaípe até Anchieta, no Santuário, finalmente os 23 km finais abrangem.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes