Pular para o conteúdo principal

Escritora Lilian Menenguci lança livro infantil que reflete os quereres da e na vida

A escritora Lilian Menenguci lança, neste sábado (11), às 10 horas, no Centro de Celebrações PIBJC, Jardim Camburi, em Vitória, a obra A gente, às vezes, é assim!, quinta produção infantil da sua carreira literária. O evento é aberto ao público e tem classificação indicativa livre.

Lilian Meneguci lança sua quinta produção infantil da carreira literária. (FOTO: Divulgação)
De leitura leve e divertida, o livro de Menenguci, com ilustrações de Lu Bicalho, publicado sob o selo da editora Maré, é uma obra que, com lirismo e delicadeza, convida à reflexão sobre a maneira como nós, pessoas de todos os tamanhos, nos comportamos diante da vida e dos seus fenômenos.

Ao longo da narrativa poética, a protagonista vive diferentes situações guiada pelo movimento pulsional, sempre insatisfeito. Durante toda a história, a menina é acompanhada e, ao mesmo tempo, observada por uma curiosa e simpática calopsita que lhe tem estimação.

O livro versa sobre dúvidas, escolhas, existência, experiências, incertezas - movimentos que nos constituem humanos, pequenos ou grandes. A leitura dele pode se apresentar como uma ferramenta que potencializa a produção de sentidos sobre os modos de ser e de estar no mundo.

Uma ponte para o conhecimento de si, sobre a maneira como reagimos às expectativas e, também, às frustrações cotidianas. De todas essas vicissitudes, uma permanente aposta na vida.

“A delicadeza desse trabalho traduz a poética da nossa existência. Isso, da infância à vida adulta”, destaca Gi Pedrolo, coordenadora de produção editorial do livro.


Nesse livro, leitoras e leitores de todas as idades vão se reconhecer na dinâmica das (in)satisfações e compreender que, ao invés de negá-las, importa assumir que são elas que também nos movem em direção ao novo, ao (re)começo que sempre vem e que nada é fixo, permanente.

“Um livro leve, gostoso, reflexivo, que mostra nossas inconstâncias e quereres. Que nos diz que está tudo bem mudar de opinião, de querer, de gosto e de vontade. Faz parte! E isso nos mantém vivos”, comenta Katyusca Amaral, assessora editorial da obra.

 “O resultado desse projeto, que envolveu tantas mãos e incontáveis corações, de fato, faz cócegas no melhor de mim! Uma série de questões concorreu para isso: a forma como o texto foi acolhido, tanto pelas crianças quanto pelas pessoas adultas; as leituras críticas realizadas pela criança e estudante Clara Liz Menenguci, pelo jornalista Leo Vais, pela mãe e psicanalista Juliana Vieira e pela psicóloga Maria Amélia Barcellos Fraga; o encontro com a artista visual Lu Bicalho, nossa ilustradora; a equipe da gráfica, que com excelência, mais uma vez, colocou o meu sonho no papel. A ideia desse projeto veio, literalmente, num sonho que me visitou. Agora, é só revirar as páginas”, conta Lilian Menenguci.

Sinopse
Narrativa poética que propõe um olhar sensível acerca da forma como nós, humanos, nos comportamos diante da vida e dos seus fenômenos.

Uma volta reflexiva sobre a maneira como vamos lidando com as nossas (in)satisfações e alimentando as nossas buscas dentro de uma multiplicidade de produção de sentidos. Uma obra sobre os quereres, de gente pequena e grande também.

A escritora
Lilian Menenguci é professora, graduada em Pedagogia, e é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

É especialista em Acessibilidade Cultural, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na formação inicial e continuada de profissionais da Educação e da Cultura.

É autora de Os medos de Lili, Casa de papel, A criança mágica, O mistério da bolinha de gude e A gente, às vezes, é assim! - ambos de literatura infantil e juvenil. Lançou Palarvas de Borboletras e Grão, sob o gênero de poesia.

Na área da educação, assina Educação, Educação Especial, Inclusão e Arte: para além do chão e dos muros da escola comum, e organizou Memórias de Alfabetização: narrativas sobre aprender a ler e a escrever.

Como atriz, já trabalhou em mais de uma dezena de espetáculos e também no filme Agrados para Cloê, de Jefinho Pinheiro. Seu texto Um pouco mais da metade, criado a partir do projeto Outras Tramas, publicado na coletânea homônima, marca sua estreia na dramaturgia.

Nos últimos anos idealizou e segue coordenando um conjunto de ações voltadas para o acesso ao livro e o fomento da leitura e da literatura: o projeto Livros Gigantes, o canal Com a Palavra e o projeto Conta Conta. Também integra a Rede Nacional de Leitura Inclusiva e o coletivo Confere com o Original.

Serviço
Lançamento do livro “A gente, às vezes, é assim!”, de Lilian Menenguci
Data e horário: 11/nov (sábado), às 10h
Local: Centro de Celebrações PIBJC em Jardim Camburi - Av. José Maria Vivácqua Santos, 720, Jardim Camburi, Vitória
Editora: Maré (Selo Marolinha)
Preço do livro: R$ 40 (no lançamento)
Classificação indicativa: Livre

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes