Pular para o conteúdo principal

Com entrada gratuita, coral de jovens do Território do Bem se apresenta em Vitória

O espetáculo do Algazarra Coral Vozes pela Paz tomará os palcos neste sábado (11), no Centro de Vitória.

Este incrível concerto infanto-juvenil é protagonizado por coristas, a maioria deles residentes do Território do Bem, em Vitória, que encontraram no canto uma forma de expressar sua arte, talento e um profundo desejo de unir esforços em prol da comunidade que anseia pela paz.

Integrantes do Algazarra Coral durante apresentação: jovens do Território do Bem. (FOTO: Divulgação)
Atualmente, o Algazarra Coral conta com trinta integrantes, com idades variando entre seis e dezesseis anos.

Alguns dos coristas mais experientes formam um "madrigal", que apresentará composições mais complexas, incluindo o impressionismo francês de Gabriel Fauré e o barroco inglês de Henry Purcell.

Este concerto também marcará a aguardada estreia da obra No Passo do Congo, um arranjo feito especialmente para o Algazarra pelo maestro Cezar Elbert, baseado em toadas de congo da banda Amores da Lua, a mais antiga de Vitória e sediada no bairro Santa Martha.

O Algazarra Coral recebe preparação vocal das cantoras Priscila Aquino e Sara Liquer, com acompanhamento ao piano por Juca Magalhães e percussão por Bruna Leite. A maestrina Alice Nascimento assume a direção musical e regência.

O evento Vozes pela Paz é gratuito e é realizado pelo Instituto Todos os Cantos, com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria da Cultura. Conta com o patrocínio da ES Gás e o apoio da Igreja São Gonçalo.

O coral, conta hoje com 30 integrantes, com idades entre seis e 16 anos. (FOTO: Divulgação)
O Algazarra Coral
O coral foi fundado em 2011, e desde então tem mantido seus ensaios na base do Itararé, um dos bairros que compõem o Território do Bem. Essa região tem enfrentado desafios decorrentes de conflitos armados entre facções criminosas pela dominação territorial.

Os ônibus pararam de circular, as escolas suspenderam as aulas e até as igrejas cancelaram suas atividades. Em vista disso, a segurança dos cantores e suas famílias se tornou uma prioridade, levando ao cancelamento dos ensaios e, consequentemente, ao adiamento do primeiro concerto do grupo deste ano.

Em 2020, o Algazarra Coral teve seu nome alterado em homenagem ao maestro ítalo-brasileiro Martinho Lutero Galati (1953-2020), que faleceu durante um dos primeiros surtos de covid-19. Lutero foi um músico que dedicou sua vida à promoção da paz e liberdade no Brasil, África e Europa.

Ele foi um dos maiores apoiadores do Algazarra, ajudando o coral capixaba a se apresentar em locais prestigiosos como o Auditório do Ibirapuera e a Catedral da Sé.

Em uma ocasião, o maestro afirmou: "Uma pessoa que canta em um coral tem uma alta probabilidade de ser uma pessoa melhor". Estamos convencidos de que o canto também pode contribuir para a pacificação das comunidades que o acolhem.

Apresentação do Algazarra Coral. (FOTO: Divulgação)

Serviço
Concerto “Vozes pela Paz”, com o Algazarra Coral
Data e horário: 11/nov (sábado), às 19h30
Local: Igreja de São Gonçalo - Rua Cosme Rolim, 56, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes