Pular para o conteúdo principal

Cine Por Elas debate a presença de mulheres na política nesta quarta (28)

As mulheres são a maioria da população, somando quase cinco milhões a mais do que homens no Brasil, segundo o IBGE. Porém, essa grande quantidade não se reflete na política, na câmara federal as mulheres são 15% dos cargos ocupados e no senado, são apenas 12%. Portanto, falar sobre a presença de mulheres na política se torna essencial durante as eleições de 2022.

Pensando nisso, o Cine Por Elas, cineclube feminista de Vila Velha promove, nesta quarta-feira (28), às 19 horas, o encontro “Mulher e a Política”, com entrada gratuita.

Os encontros do Cine Por Elas acontecem mensalmente em Vila Velha. (FOTO: Andressa Freitas)
O documentário analisado em setembro é o Democracia em Vertigem, filme de Petra Costa, que fala sobre o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Roussef, considerado um dos principais elementos da ascensão da extrema-direita no poder.

O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma.

Nesta sessão o Cine Por Elas contará com a participação de Jaqueline Saiter, tem especialização em Direito Público e Processual Público e mestre em Direito e Garantias Constitucionais Fundamentais.

Em seu projeto online, chamado “Vai Por Elas” ela dedica o espaço às mulheres na política e vem trazendo um trajeto histórico da mulher e seus direitos na política, assim como uma retrato da representatividade da mulher na atual eleição.


O projeto Cine Por Elas é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.

O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans.

Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista.

Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

A especialista em Direito Público Jaqueline Saiter é a convidada. (FOTO: Divulgação)
Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (Coordenação); Giovana Bazoni, Sarah Abner e Juliana Mentros (Conselho), Carolina Pitol (Mobilização); Laura Paste (Curadoria Psicológica); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Ariai Teodoro e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinematográfica); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog). A arte da divulgação é de autoria de Aryane Fraga.

Serviço
Cine Por Elas - Mulher e a Política
Data e horário: 28/set (quarta-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha
Entrada: Gratuita
Capacidade: 40 lugares
Classificação: 18 anos

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes