Pular para o conteúdo principal

Vitória: 470 anos da capital do Espírito Santo

Vitória é uma das cidades mais antigas do Brasil. Cheia de charme e história, a capital capixaba comemora 470 anos nesta terça-feira (8) e continua encantando moradores e turistas com suas belezas naturais, seu patrimônio histórico e cultural, sua gastronomia e muitos mais.

Vitória completa 470 anos nesta quarta-feira (8). (FOTO: Divulgação/Um Olhar Novo)
A Ilha do Mel, com 369.534 habitantes, segundo dados do IBGE de 2021, a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma metrópole denominada Grande Vitória, com cerca de 2 milhões de habitantes. 

A capital do Espírito Santo é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 105 km². Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior. As paisagens da cidade encantam quem chega, quer seja de avião, navio ou pela via terrestre.

Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente. A cidade foi fundada no dia 8 de setembro de 1551, na então ilha de Guananira ou Ilha do Mel, nome dado pelos povos indígenas.

Imagem aérea de um entardecer na Ilha do Mel. (FOTO: Divulgação)
A cidade tem o quinto melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) entre todos os municípios brasileiros. Em 2015, foi considerada a segunda melhor cidade para se viver no Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em uma pesquisa de 2017, Vitória foi classificada como a terceira melhor capital brasileira para se viver.

A capital capixaba também foi eleita a cidade com o melhor capital humano do Brasil, segundo a revista Exame. Segundo estudo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon feito em 2017, a cidade é a nona melhor cidade para se envelhecer no país. Além disso, Vitória tem o melhor índice de bem-estar urbano entre as capitais brasileiras e possui sete entre os 20 melhores bairros de todo país por IDH-M.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes