Pular para o conteúdo principal

Projeto de tratamento do acervo museológico do Convento da Penha lança site

O acervo museológico do Convento da Penha é um dos mais antigos e importantes do Estado. Com o objetivo de manter a preservação e a divulgação desse acervo e graças a diversos voluntários, o Convento da Penha e a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil realizaram o projeto Tratamento Técnico do Acervo Museológico do Convento da Penha. 

Para divulgação deste acervo e do projeto, foi criado o site www.patrimonioconventodapenha.com.br.  A live de lançamento do site "Patrimônio Convento da Penha" vai acontecer nesta quarta-feira (1º), às 19 horas, em um perfil no Instagram criado pela equipe. 

O projeto é uma parceria com a Lei Aldir Blanc, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Peças do patrimônio do Convento da Penha. (FOTO: Divulgação/Secult ES)
No projeto, 570 peças – cerca de 50% do total do acervo do Convento –, entre esculturas e pinturas religiosas; mobiliário e objetos litúrgicos variados, datados a partir do século XVI e de grande valor histórico, sob a responsabilidade da museóloga Maria Clara Medeiros Santos Neves, foram identificadas por meio de um inventário técnico. 

As peças foram tratadas com higienização e armazenamento em Reserva Técnica e digitalizadas por processo fotográfico. Além disso, várias peças fragmentárias tiveram suas partes reunidas e aguardam restauração.

Desta forma, foi possível dimensionar o acervo quantitativa e qualitativamente, proporcionando acesso ao conteúdo informacional de cada item, para facilitar a comunicação entre a instituição e o público interessado, o que se concretizará pelo site oficial do projeto. De acordo com os organizadores, pretende-se, em um futuro próximo, organizar exposições presenciais e tour virtual para a visualização do conjunto do acervo.

No que se refere à preservação, o trabalho incluiu organização do acervo e dos espaços de trabalho; preparação de Reserva Técnica; avaliação do estado de conservação, identificando-se as necessidades de cada peça para oferecer as melhores condições de preservação física por higienização; e adequado acondicionamento e armazenamento em Reserva Técnica, trabalho que esteve a cargo do conservador Celso Adolfo Salles Ramos.

Convento da Penha
O Convento da Penha é o principal ícone do Estado do Espírito Santo e um dos mais antigos do Brasil. Sua longa história remonta a meados do século XVI, com a chegada, em 1558, do Frei Pedro Palácios. 

Na ocasião, ele trouxe consigo o painel de Nossa Senhora dos Prazeres, ou das Alegrias, pintura a óleo com refinamento de detalhes, rica em ornamentos e vestes e de grande expressividade representativa, atribuída à Escola Castelhana da época. 

Tão logo chegou, Frei Pedro cuidou da construção da pequena ermida, a Capela de São Francisco, no local conhecido como Campinho, em Vila Velha, dedicando-se depois à construção de nova capela no alto do morro, núcleo inicial do Convento de Nossa Senhora da Penha. 

Para lá transferiu o painel e colocou no altar a imagem vestida de Nossa Senhora, encomendada de Portugal. Dada a localização, no alto da pedra, a imagem assumiria a invocação de Nossa Senhora da Penha.

No projeto, painel e escultura são os primeiros componentes do acervo museológico do Convento da Penha, que foram se juntando a novos itens, principalmente a partir do século XVIII.

A Província Franciscana conta com o Departamento de Bens Culturais, coordenado pelo museólogo Frei Róger Brunorio. Esse Departamento tem um caráter multidisciplinar e visa ao conhecimento, preservação, conservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico, artístico e cultural existente e produzido no território da Província, sendo responsável por políticas culturais e orientações museológicas relacionadas ao acervo de bens móveis.

Serviço
Lançamento do site "Patrimônio Convento da Penha"
Data e horário: 1/set (quarta-feira), às 19h
Transmissão: Instagram do @conventopenha

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes