Pular para o conteúdo principal

Capixabas são finalistas do Prêmio Profissionais da Música (PPM)

Os organizadores da sexta edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM) anunciaram os 482 finalistas nesta segunda-feira (26). E quatro capixabas estão entre os classificados: Gustavo Macacko, Potiguara Menezes, Kakado Martins e a conferência musical Formemus.

Gustavo Macacko: finalista do Prêmio Profissionais da Música (PPM). (FOTO: Divulgação)
Entre os 236 inscritos da parte de criação, na categoria "Projetos musicais especiais: CDs, DVDs ou álbuns digitais", um dos finalistas é o músico Gustavo Macacko, que é de Vitória, mas atualmente mora no Rio de Janeiro. 

O artista concorre com o álbum O Macaco e a Baleia Cantam Para Crianças de Todas as Idades (2013), um dueto com a filha Elis.

Macacko hoje desponta como um dos grandes letristas da música brasileira. Além dos discos solos, Macaco, Chiquinho e o Cavalo (2009), Despontando para o Anonimato (2014), o DVD Macacko ao Vivo (2017), em 2018 lançou o single Passaporte para a Fé.

Potiguara
Também na criação, na categoria "Arranjador", se classificou Potiguara Curione Menezes. O capixaba é professor adjunto no Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Potiguara tem Doutorado em música pela Universidade de São Paulo (2017), com bolsa FAPESP. Foi pesquisador visitante na Universidade do Hawai´i (2014-15), com bolsa CAPES-Fulbright. Concluiu o mestrado na USP (2011), bem como sua graduação em Música (2005).

Kakado Martins
Luiz Ricardo Martins da Vitoria, o Kakado, é finalista na parte de produção, que teve 155 inscritos, na categoria "Roadie".

Com 16 anos de experiência, Kakado oferece seus serviços para o mercado da cultura, arte e entretenimento, tendo participado ativamente da cena técnica musical em três níveis: local, nacional e internacional. 

Alguns trabalhos destacados pela página da premiação são as apresentações de Deve Ter Saci por Aí, de Pedro de Alcântara e Gabriel Grossi, em 2017, e Ode à Nudez, de André Prando, em 2018.

O Formemus 2020 foi on-line, transmitido via YouTube. (FOTO: Divulgação)
Formemus
O Formemus é finalista na categoria "Feiras e congressos de música", na parte de convergência, que tem 91 inscritos. O Formemus (Formação Mercado Musical) é uma conferência de música e mercado, que acontece em Vitória. A primeira edição ocorreu em 2018, tendo chegado a terceira em agosto de 2020. 

É organizado pelos produtores culturais Simone Marçal e Daniel Morelo, da MM Projetos Culturais, uma iniciativa de fomento do mercado cultural do Espírito Santo. Em 2020, o Formemus foi 100% online, com transmissões através de um canal no YouTube.

O prêmio
A sexta edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM) tem como tema "Do analógico ao digital, viva o Direito Autoral" e teve inicialmente 2328 profissionais da música de todo o Brasil inscritos. Os finalistas foram anunciados após votação popular e do júri da premiação.

O evento para anúncio dos vencedores terá data oficial e formato divulgados em até 45 dias, segundo a organização. Para conferir todos os 482 finalistas das 97 categorias em ordem alfabética, basta acessar o site do PPM.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes