Pular para o conteúdo principal

Talk show “Excast” debate temas como LGBTQIAPN+, gordofobia e xenofobia no canal Explicanção

O canal digital Explicanção, idealizado pela compositora e produtora Bella Nogueira, lança durante todo o mês de abril oito episódios do "Excast", talk show bilíngue - Português e Libras - que debate a diversidade: os temas LGBTQIAPN+, feminismo, indígena, negritude, gordofobia, homofobia, xenofobia, misoginia, machismo e o preconceito e “apagamento social” de pessoas surdas.

Bella Nogueira durante o episódio com a cantora Joana Bentes. (FOTO: Reprodução/Explicanção)
O projeto, com imagem de cinema em 4K, tem atmosfera inspirada nos programas de entrevista mais famosos do mundo, como David Letterman, Oprah Winfrey e os clássicos brasileiros Jô Soares e Marília Gabriela. Os episódios são apresentados semanalmente, sempre às quintas-feiras, às 20 horas. 

A estreia foi na semana passada, um bate-papo com o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), Helder Trefzger, e outro com a compositora e escritora indígena Eloá Puri.

Já nesta quinta-feira (11), vão ao ar as conversas com a cantora e compositora Joana Bentes e com o vocalista da banda Casaca, Renato Casanova. O programa é disponibilizado também no formato podcast, nas plataformas digitais. 

O cenário para as gravações foi montado no palco da Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória, num contexto minimalista.

A direção e apresentação é de Bella Nogueira, a  captação e mixagem de Igor Comerio, edição final e desenho de som de Cainã Morellato e interpretação em Libras de Karina Zonzini.

Do debate, participam artistas e profissionais do cenário musical que já fizeram História e da nova geração, elenco que representa também distintos estilos musicais; tudo isso entregue ao público com máxima dedicação ao propósito da acessibilidade.


Nesta primeira temporada, compõem o projeto, além de Helder, Eloá, Joana e Renato, a drag queen DJ Úrsula Pussynail; a rapper e atriz Afronta MC; o fonoaudiólogo e professor de canto Marcel Vaccari; e a intérprete de Libras de festivais e eventos Priscila Muzy.

 “Desde o início do Explicanção eu sonhava com o dia em que poderíamos, finalmente, entrevistar os nossos convidados “cara a cara” e, de 2022 para cá, eu vinha estudando o 'Excast' para cumprir esse papel no canal. Aqui estamos!”, comemora Bella Nogueira.

Explicanção 
Idealizado por Bella, o canal digital independente surgiu em 2020, na pandemia, e se consolidou nos últimos anos com o foco em difundir música com acessibilidade para a Comunidade Surda brasileira.

Bella Nogueira produzia semanalmente episódios para conectar artistas capixabas ao público durante o período de isolamento. As entrevistas eram, portanto, remotas: os convidados gravavam vídeos contando suas histórias e processos de composição.

Renato Casanova é um dos convidados de Bella Nogueira no "Excast". (FOTO: Reprodução/Explicanção)
E então Bella gravava uma apresentação sobre o artista e os episódios eram montados e lançados com o brilhantismo da interpretação em Libras de Karina Zonzini. Por dois anos, todos os sábados, às 14 horas, um novo artista era apresentado no canal.

Além do Excast, o Explicanção também deu origem ao "Exfest" – festival digital do canal – e a produções seriadas, como o "Conexão 027", sempre defendendo nos seus conteúdos audiovisuais a difusão da música para o público surdo.

Realização 
A primeira temporada do "Excast" foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Linhares. Os recursos são do Funcultura, parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), Governo do Estado, Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal.

Serviço
Canal digital Explicanção debate a diversidade em talk show bilíngue 
Onde ouvir: Spotify
Lançamentos: Todas as quintas de abril (4, 11, 18 e 25), às 20h

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes