Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Anderson Ventura lança afropop dançante “Quem Sabe”

Desde que concluiu as atividades da banda de reggae alternativo Java Roots, Anderson Ventura vem ampliando o leque de influências em sua música. 

É o que ele mostra na tropical Quem Sabe, uma baladinha dançante que o cantor e compositor está lançando. Misto de dancehall e reggaeton que Ventura prefere chamar de afropop.

Anderson Ventura em cena do videoclipe da nova música. (FOTO: Divulgação)
A canção já está disponível nas plataformas digitais e em videoclipe e traz mais uma novidade e apresenta um lado até então não explorado por Ventura em sua carreira, a de produtor musical. Essa é a primeira vez em que o cantor assume o processo de produção criativa na prática, como contou em entrevista ao portal O Melhor da Música Capixaba

Os arranjos de base foram produzidos por ele em sua casa, sem sofrer com os prazos apertados que os estúdios exigem e com tempo para experimentar o melhor caminho para a canção. É um amadurecimento nítido que perpassa todos os momentos de Quem Sabe.

O videoclipe foi filmado na praia de Itaparica. em Vila Velha, e na escola de dança Cridança, onde contou com a participação da bailarina Malu Braga, que retratou muito bem a proposta do videoclipe. Quem Sabe foi dirigido pelo diretor Rodrigo Pysi.


ENTREVISTA
Anderson Ventura, cantor, compositor e produtor musical
OMMC - A música Quem Sabe é definida como um afropop dançante. Como chegou a essa mistura?
Anderson Ventura - É um mix de música eletrônica e influências latinas e africanas percebidas nas percussões e no swing da guitarra. Tenho procurado me atualizar sobre o reggae, trap, música africana e reggaeton, ritmo que tem feito sucesso na música latina. Tenho escutado muito a galera atual da Jamaica e a música é resultado dessa mistura.

OMMC - Essa mescla é uma forma de resgatar os tempos de Java Roots?
Anderson Ventura - O Java Roots é uma banda muito eclética e no início não entendia muito dessa forma. Do reggae até o alternativo. Diria que hoje que a banda é indie. E digo aqui que nunca sai do Java Roots. Sou o fundador da banda e nunca sai. A banda vai sempre estar comigo.

OMMC - O que a música conta?
Anderson Ventura - A música narra a história de um flerte, uma conversa ao pé do ouvido de um rapaz que vê a chegada de uma menina na festa, com sua paz de espírito. Ele quer conquistar a menina e se declara. É uma música para os "crushs", para os solteiros.

Ventura durante show: novos projetos no decorrer do ano. (FOTO: Thiago Vieira/Divulgação)
OMMC - E nesse trabalho, você assumiu a produção musical, algo que não tinha feito antes. Como foi está sendo estar a frente desse processo?
Anderson Ventura - Não tinha coragem de fazer mas tinha vontade. São 28 anos de carreira e produção não é algo fácil. É literalmente uma composição. Juntei esses anos de profissão e foi um prazer de fazer e de participar de todo o processo. De agora em diante vou meter a mão na massa e vou começar a fazer, deixar 70%, 80% encaminhada para chegar ao produtor. Nessa canção agradeço ao produtor Felipe Gama, que já trabalhou por exemplo com o Marcelo D2.

OMMC - Qual a repercussão que a música já está tendo?
Anderson Ventura - A música está tendo uma repercussão muito boa. Me fez crescer 400% no Spotify e cheguei a 2 mil ouvintes. Lançamos o videoclipe, e agradeço a Malu Braga, que performou no clipe, e ao Rodrigo Pysi, que dirigiu e fez um grande trabalho. Quero chamar a galera mais jovem para que ouça e compartilhe a música. Música não tem idade.

OMMC - Quais os planos para o decorrer do ano?
Anderson Ventura - Vou intercalar produções de músicas com videoclipes. Tenho alguns projetos na gaveta para o decorrer do ano. Quero chamar a galera mais jovem para que ouça e compartilhe as músicas e o nosso trabalho. Música não tem idade.

A letra da música:
Eu sei que você quer dançar a noite inteira
E seu perfume pelo ar não quer enfeitiçar ninguém
Mas quero lhe dizer meu bem, que eu te percebo
E vou cantar esse refrão pra você perceber também!

Quem sabe a gente pode se encontrar
Já sabe, só quero beijar sua boca
Me abrace. Preciso desse seu calor.
Hoje é verão e eu não tô nem aí.

Chega mais pra cá
Seu corpo é quem diz
Vou te conquistar
Te fazer feliz
DJ vai tocar a nossa canção
Amor de verão?
Quem sabe...

Quem sabe a gente pode se encontrar
Já sabe, só quero beijar sua boca
Me abrace. Preciso desse seu calor.
Hoje é verão e eu não tô nem aí!


Ficha técnica
Música: Quem Sabe
Data de lançamento: 20 de março (plataformas) e 11 de abril (clipe)
Letra: Anderson Ventura e Flavio Marão
Direção musical: Anderson Ventura
Arranjos de base: Anderson  Ventura
Guitarras: Vinicius Gigante
Teclados: Daniel Mattos
Gravação, mixagem e masterização: Felipe Gama (Gama Soundz Studio)
Direção do videoclipe: Rodrigo Pysi
Filmagem: Rodrigo Pysi e Diego Capeletti
Edição: Rodrigo Pysi
Performance: Malu Braga
Produção executiva: Anderson Ventura

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes