Pular para o conteúdo principal

No Mês da Visibilidade Lésbica, Cineclube realiza encontro especial em Vila Velha

A data não é sabida por todos, mas no dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Grupo historicamente fetichizado, é nessa data que lembramos a importância de visibilizar as questões e pautas lésbicas dentro da sociedade.

Pensando nisso, o cineclube feminista Cine Por Elas, de Vila Velha, realiza na próxima terça-feira (30), às 19 horas, um encontro especial sobre a data. O filme discutido será o webdocumentário Velcro, com participação da militante "sapatão", Juliana Mentros. O encontro é gratuito.

Cena do webdocumentário Velcro. (FOTO: Divulgação)
"Visibilidade lésbica é essencial para que as mulheres possam ter espaço no mundo pra serem quem quiserem ser, sem que isso signifique uma sentença de morte ou mesmo a violência física e subjetiva. Afinal, é sobre o direito ser reconhecida e atendida por políticas públicas. De viver sem ter seus corpos fetichizados", explica Juliana Mentros, convidada.

O webdocumentário Velcro busca desmistificar a visão que muitos têm sobre as lésbicas, bem como ser um meio de resistência contra o preconceito que elas sofrem. Para isso, são entrevistadas diversas personagens de diferentes extratos sociais do Espírito Santo.

A convidada do mês é a Juliana Mentros, atriz e perna de pau,  sapatão, afiada no tema, em dados de lesbocenso e afins. A coordenação do bate-papo é de Sarah Abner, sua esposa, empreendedora e ativista na luta das mulheres negras.

Nesse mês, nas redes sociais, o cineclube Cine Por Elas também traz diversas dicas de leitura sobre a visibilidade lésbica na coluna "Elas Indicam".  E a resenha feita por Ariani Teodoro, do conto "Isaltina Campo Belo", de Conceição Evaristo, presente no livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, na coluna "Leia com Elas".


O projeto é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.

O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans.

Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o "Segue o Fluxo", que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

Serviço
Cine Por Elas - Dia da Visibilidade Lésbica
Data e horário: 30/ago (terça-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha
Classificação etária: 18 anos
Entrada: Gratuita
Capacidade: 40 lugares

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes