Pular para o conteúdo principal

Jornalistas apresentam palestra sobre a música popular do Espírito Santo

A discografia da música popular produzida no Espírito Santo e a biografia de Hélio Mendes são temas da palestra "A Música Popular do Espírito Santo: Sua História, Discos e Personagens", proferida pelos jornalistas e escritores José Roberto Santos Neves e Cínthia Ferreira.

O bate-papo acontece nesta quarta-feira (24), às 19 horas, no Espaço Thelema, no Centro de Vitória, com entrada gratuita.

A jornalista e escritora Cínthia Ferreira. (FOTO: Divulgação)
Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer as duas obras e conferir a exibição de fotos de discos raros gravados no Estado e por músicos capixabas, imagens do Conjunto Hélio Mendes, além de espaço para perguntas do público e troca de experiências sobre o tema abordado.

O livro Os Sons da Memória- Uma Leitura Crítica de 40 Discos que marcaram época na Música do Espírito Santo, aborda a historiografia da música no estado do Espírito Santo desde o Brasil Colonial até o momento atual, com foco nas últimas sete décadas, quando a produção musical se solidificou por meio de discos gravados por músicos capixabas e que construíram suas carreiras no Estado.

Já o Piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes, resgata a trajetória pessoal e profissional do pianista capixaba que se destacou no cenário nacional e marcou a cultura musical no Estado.

Na palestra, o jornalista, crítico musical, pesquisador de MPB e escritor José Roberto se propõe a destacar a trajetória de cantores, compositores, regentes e instrumentistas que contribuíram de forma indelével para a identidade musical do Espírito Santo.

A seleção de discos analisados compreende LPs e CDs lançados desde a década de 1950 até a contemporaneidade, compondo um mosaico de sons que se propõe a ilustrar uma trajetória rica e diversa, e que perpassa diferentes gêneros musicais.

Já a jornalista e neta do pianista irá contar a história do músico, bastidores e acontecimentos marcantes na carreira do músico, além do repertório do conjunto produzido em sete LPs e um compacto duplo.

O jornalista e escritor José Roberto Santos Neves, com livro Os Sons da Memória. (FOTO: Divulgação)
Sobre os autores
Natural de Vitória, o jornalista, escritor, pesquisador de MPB e gestor cultural José Roberto Santos Neves atuou durante 20 anos na cobertura musical do jornal A Gazeta, tem dois CDs gravados e seis livros publicados na área da música:  Maysa (2005), a primeira biografia da cantora Maysa; A MPB de Conversa em Conversa - 40 Entrevistas com Grandes Nomes da Música Popular Brasileira (2007); Rockrise - A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo (2012); Crônicas Musicais e Recortes de Jornal (2015); O Pop que fez História por essas Bandas – Arranjos para Orquestra de Violões (textos e pesquisa - Fames, 2020); e Os Sons da Memória – Uma Leitura crítica de 40 discos que marcaram época na música do Espírito Santo, além de diversas participações em antologias e coletâneas.

O autor é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Em função de sua contribuição para a historiografia da música popular brasileira, desde 2017 foi incluído como verbete no Dicionário Cravo Albin da MPB.

Já Cínthia Ferreira , que também é natural de Vitória, formou-se em Jornalismo e fez Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Em sua trajetória acadêmica e profissional, atua como jornalista, professora e psicanalista. É neta do pianista Hélio Mendes e buscou nessa obra conhecer a história pessoal e artística do avô e contribuir para o resgate da memória do músico e sua relevância para a cultura capixaba.

Serviço
Palestra "A Música popular do Espírito Santo: Sua História, Discos e Personagens"
Data e horário: 24/ago (quarta-feira), às 19h
Local: Espaço Thelema, Rua Graciano Neves, 90, Centro de Vitória
Entrada: Gratuita

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes