Pular para o conteúdo principal

Cineclube de Vila Velha homenageia mulheres negras latinas

Em comemoração ao Dia Nacional de Tereza Benguela e o Dia Internacional da Mulher Negra, acontece na próxima terça-feira (26), mais uma edição do Cineclube Cine por Elas, com exibição gratuita do curta-metragem Mulheres Negras - Projetos de Mundo.

O evento traz como convidadas a pedagoga Crislayne Zeferina e a psicóloga Claudia Sales, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, feminista negra, e que trabalha saúde mental da população negra, juventude e mulheres em situação de violências.

A mediação é de Sarah Abner, empreendedora e ativista na luta de mulheres negras. A classificação etária é livre.

Cena do curta-metragem Mulheres Negras - Projetos de Mundo. (FOTO: Reprodução)
No dia 25 de julho é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e também o Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha. A data é um  marco na luta contra o racismo e é uma oportunidade para trazer este tema à tona.

O filme Mulheres Negras - Projetos de Mundo, conta com direção de Day Rodrigues e Lucas Ogasawara, e conta a história de nove mulheres, que usam as vozes do presente para lembrar do passado. Por meio de vivências e reflexões, o documentário levanta questões e instiga o público a pensar o que é ser mulher negra no Brasil.

A programação deste mês também inclui dicas de leitura sobre Mulheres Negras e Latinoamericanas, na coluna “Elas Indicam”. E ainda, resenha de Ariani Teodoro com o livro Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis,  de Jarid Arraes, na Coluna Leia com Elas.

Com 20 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres negras, cis, LGBTQIA+ e homens, maiores de 18 anos. Nesse mês o cineclube Cine Por Elas ainda contará com as resenhas, feitas por Mara Coradello do livro “Tudo sobre o amor”, de bell hooks. O projeto é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.


Cine por Elas
O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans.

Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Mara Coradello, Ari e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual). 

Serviço
Cine Por Elas - Tereza de Benguela - Mulheres negras latinoamericanas e caribenhas
Data e horário : 26/jul (terça-feira), às 19h
Local: Cineclube Cine Por Elas - Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha
Classificação: 18 anos
Entrada: Gratuita
Capacidade: 40 lugares

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes