Pular para o conteúdo principal

Alunos do Vale Música recebem capacitação da Caravana Sinos

O Projeto Vale Música Espírito Santo recebe, entre esta segunda-feira (4) e quinta (7), a Caravana Sinos, que integra o conjunto de ações do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. A iniciativa consiste na capacitação de professores, monitores, instrumentistas, alunos e maestros de orquestras de projetos sociais.

Oficinas com alunos do Vale Música. (FOTO: Vilane Trindade)
Um grupo de 75 alunos de instrumentos de cordas do Vale Música terá acesso a oficinas presenciais de professores renomados como Carla Rincón (pedagogia e violino), Luciana Rodrigues (pedagogia e viola), Julio Possette (pedagogia e violoncelo) e Rodrigo Favaro (pedagogia e contrabaixo).

Nesta edição, serão oferecidas oficinas do Curso de Pedagogia das Cordas, uma das linhas de ação do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), e que tem como objetivo a capacitação de professores e monitores de orquestras de projetos sociais para o ensino coletivo bem como oficinas específicas para instrumentos de cordas, abertas também a alunos e instrumentistas.

No Espírito Santo, a Caravana Sinos conta com a parceria da Fundação Vale, através do Projeto Vale Música Espírito Santo. O Sinos integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.

As Caravanas Sinos oferecem aulas dedicadas ao ensino e prática de diferentes instrumentos e à regência, entre outras. As atividades, gratuitas, têm à frente um time de profissionais de música integrantes da rede do Sinos e são realizadas nos espaços dos projetos sociais e em instituições parceiras, como escolas, conservatórios, universidades, teatros, orquestras profissionais e associações. Confira a relação completa de aulas, com suas datas e horários no site da caravana.

Rodrigo Favaro é contrabaixista e pedagogo. (FOTO: Divulgação)
O projeto Sinos
Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escolas de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes