Pular para o conteúdo principal

Formemus volta a ser presencial, com shows, painéis e palestras

Entre quarta-feira (18) e sábado (21) acontece a quarta edição do Formemus (Formação Mercado Musical), evento de mercado da música, que acontece em Vitória. As inscrições estão abertas e são totalmente gratuitas.

Para o retorno de sua edição presencial, o Formemus volta ao centro de Vitória e vai reunir os maiores nomes do mercado da música nacional e um público interessado no atual cenário da música, com uma visão especial para o futuro e todas as possibilidades de difusão da carreira artísticas dos participantes.

O cantor Dan Abranches se apresenta na sexta-feira (20). (FOTO: Flora Fiorio)
Mais do que negócios, o Formemus é uma união de pessoas inspiradoras. Uma conferência de música que reúne palestras, workshops, painéis, mostras fotográfica e de videoclipe, Conexão Periferia & Interior, Pitching Musical, debatendo temas relevantes do mercado e as constantes transformações do cenário musical no estado, no Brasil e no mundo.

Na quarta-feira (18), acontece o Pitching Musical, que é fechado para os artistas selecionados, no Estúdio Bravo, em Jardim da Penha. De quinta-feira (19) a sábado (21), durante o dia, o evento acontece no Palácio da Música Sônia Cabral, no centro de Vitória, com as atividades de debates, workshops, palestras, Mostra de Videoclipe, Mostra Fotográfica. À noite acontecem as apresentações musicais, no Forte São João.

Para as apresentações musicais, o Formemus traz artistas de vários estados do Brasil, contemplando a diversidade musical do nosso país: Héverton Alves (PB), Pacha Ana (MT), Jesus Lumma (SC), 2DE1 (SP), Getúlio Abelha (PI), Azzula (MG), Vitrolab (BA), além dos capixabas Suindara, Pretaô, Dan Abranches e dois nomes que serão divulgados após a seleção no Pitching Musical.

O Formemus
Vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2021 na categoria Feiras e Conferências Musicais, também foi contemplado no Prêmio Funarte de Festivais nos anos de 2020 e 2021, sendo o único evento do Espírito Santo.

Em 2019 o Formemus entrou para a lista das 80 principais feiras de música do mundo. Esses prêmios mostram que o Espírito Santo está no radar do cenário nacional da música.

O Formemus é realizado pela MM Projetos Culturais, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e ArcelorMittal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Palácio da Música Sônia Cabral, Ingrooves Brasil e União Brasileira de Compositores (UBC).


A programação completa:
- 18/mai (quarta-feira)
Estúdio Bravo – Jardim da Penha
14h - Pitching Musical – fechado para os artistas selecionados.
Dois artistas serão selecionados para o showcase do Formemus, e um ganhará um contrato de endorsement de dois anos com a Icon Pro Audio, da Habro Music.

- 19/mai (quinta-feira)
Palácio da Música Sônia Cabral
9h às 17h – Credenciamento
10h às 18h – Mostra fotográfica, Espaço Backstage, Pesquisa

Auditório:
10h – Abertura

10h – Painel "Identidade e Estética – A Beleza da Música Brasileira"
Mediação: Ana Morena
Com: Torcuato Mariano - Produtor Musical, Pena Schmidt - Listas das Listas, Mauricio Bussab – Tratore, Bia Nogueira - Festival IMuNe e Paula Lima – UBC.

14h – Painel "O Desenvolvimento de um Cenário Musical Regional"
Mediação: Cris Falcão (Ingrooves Brazil)
Com: Cristina Becker - British Council - Programa ASA, Manno Goés – UBC, Renée Chalu - Se Rasgum e Festival Sonido, Luciano Balen - RS - Festival de Música de Rua / Fundação Marcopolo e Rodrigo Lima – Dead Fish.

16h15 – Palestra "Gestão de Grandes Espaços Públicos e Privados - Case Allianz Parque e Vale do Anhangabaú", com Cláudio Macedo (CEO da WTorre Entretenimento)
Nesta palestra, Cláudio Macedo, CEO da WTorre Entretenimento, empresa responsável pela gestão do Allianz Parque, do Base Coworking e da concessão do Vale do Anhangabaú apresenta os desafios e a experiência na gestão de espaços públicos e privados que recebem grandes eventos nacionais e internacionais.

18h – Mostra de videoclipes

Sala Claudio França:
15h – Palestra "Sua Música no digital: Processos, cronogramas, pitching e estratégias para mídias digitais", com Renata Gomes (Ingrooves)
Bacharel em Publicidade e Criação, mestre em Comunicação, Cultura e Mídia, Renata Gomes compartilha nessa palestra a sua experiência como gestora/consultora de comunicação e marketing no desenvolvimento de estratégias para artistas, bandas, grupos, marcas, startups e eventos das áreas de música, cultura e tecnologia.

17h – Music Match – Ingrooves Brazil

Forte São João
Programação musical – a partir das 19h30
Héverton Alves (PB)
Pacha Ana (MT)
Suindara (ES)
Jesus Lumma (SC)

Rodrigo Lima, da banda capixaba Dead Fish, participa de um dos painéis. (FOTO: Divulgação)
- 20/mai (sexta-feira)
Palácio da Música Sônia Cabral
13h às 17h – Credenciamento
13h às 18h – Mostra fotográfica, Espaço Backstage/Habro Music, Pesquisa

Auditório:
14h – Painel "O Futuro da Música Brasileira - Tendências do mercado"
Mediação: Dani Ribas (Sonar Cultural)
Com: Barral Lima - UnMusic – MG, Alec Haiat - Habro Music, Guilherme Sampaio – SmartRights, Renata Gomes - Ingrooves Brazil, Ana Morena - DoSol / Abrafin

16h – Painel "Fome de Palco! A importância dos palcos no desenvolvimento artístico"
Mediação: Guilherme Tavares - Favela Sounds 
Com: Uirá Fortuna - Fundição Progresso – RJ, William Mendonça - Noites Brasileiras – CE, Jarmeson de Lima - No Ar Coquetel Molotov – PE, Sara Loiola - Festival Yalodê – DF e Ricardo Rodrigues - Let’s Gig

18h – Mostra de videoclipes

Sala Claudio França:
16h15 – Palestra "Música, NFT e Blockchain", com Guilherme Sampaio
A forma como o músico arrecada os seus direitos digitais sempre foi tema de profundos debates. O mercado de NFT regido pelo blockchain tem sido um novo universo a ser explorado pelo mercado musical, porém tudo parece ainda obscuro e desafiador. Nessa palestra, Guilherme Sampaio da Smart Rights, irá explicar como funciona esse mercado e como se organizar para participar e capitalizar. 

18h – Music Match – Ingrooves Brazil

Forte São João
Programação Musical – a partir das 20h
Dan Abranches (ES)
2DE1 (SP)
Pretaô (ES)
Getulio Abelha (PI)

- 21/mai (sábado)
Palácio da Música Sônia Cabral
13h às 17h – Credenciamento
13h às 18h – Mostra fotográfica, Espaço Backstage/Habro Music, Pesquisa

Auditório:
14h – Painel "A Curadoria e o After da Curadoria - Profissionalismo e Sedimentação da Carreira"
Mediação: Sara Loiola - Festival Yalodê (DF)
Com: Ana Morena - Festival DoSol – RN, Carolina Daves - M.A.R.T.E Festival, Palco Ultra, HipHop.Doc e Circuito Instrumental – MG, Guilherme Tavares - Favela Sounds – DF, Renée Chalu - Se Rasgum e Festival Sonido – PA e Gutie - Rec Beat – PE.

16h – Painel "A nossa música! Perspectivas de Desenvolvimento da Música do Espírito Santo no Brasil"
Mediação: Tarcísio Sartório
Com: Aline Maria – Suindara, Bella Nogueira – ExFest, Tibery - Estúdio Sala de Estar, Derick Brumatte - Estúdio Bravo e Selo Casulo e Daniel Morelo - Sorvetinho FM, Formemus, Marien Calixte Jazz Music Festival.

18h – Mostra de videoclipes

Sala Claudio França:
15h – Palestra "Formação de público e segmentação da audiência - Case ID_Musique", com Dani Ribas.
O mercado musical mudou muito nos últimos quinze anos. Os atuais artistas-empreendedores que fazem a autogestão de suas carreiras incorporaram diversas ferramentas de planejamento, marketing e de desenvolvimento de modelos de negócios. Contudo não há muitas ferramentas disponíveis para o mapeamento dos interesses do público e segmentação da audiência. Nessa palestra Dani Ribas explica como usar as 12 ferramentas de seu método ID_MUSIQUE, que mapeia os interesses do público para tornar o projeto musical mais relevante. Em 2021 o método ganhou o prêmio de inovação “Transforme sua pesquisa em negócio” da Fundação Fórum Campinas.

17h – Palestra "Booking e Agenciamento Artístico", com Ricardo Rodrigues (Let´s Gig)
Ricardo Rodrigues compartilha sua experiência com a Let’s Gig, que realiza agenciamento e booking de artistas brasileiros. A palestra se desenvolve em torno da prática e funcionamento desse serviço imprescindível para o crescimento de um artista no Brasil.

Forte São João
Programação Musical – a partir das 20h
Anúncio dos vencedores das Mostras fotográfica e de videoclipe
Afronta MC
Fabriccio
Azzula (MG)
Vitrolab (BA)

Serviço
Formemus 2022 - 4ª edição
Data: 18 a 21 de maio
Local: Casa da Música Sônia Cabral - Praça João Clímaco, Centro, Vitória
Inscrições: Gratuitas, no site Sympla
Informações: (27) 3376-1674 e formemus@gmail.com

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes