Pular para o conteúdo principal

Brincadeira de criança inspira novo samba de Fábio Pinel

Após o sucesso do seu primeiro álbum autoral, O Dom de Cantar, lançado em 2020, o cantor e compositor Fábio Pinel disponibiliza o seu novíssimo samba Água e Areia, na próxima sexta-feira (6), nas plataformas digitais. A gravação é o primeiro fruto da parceria do sambista com o maestro Célio Paula, da Orquestra Pop & Jazz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

O cantor e compositor Fábio Pinel lança nova música. (FOTO: Melina Pinel)
Partido-alto que segue a linhagem dos sambas de João Nogueira (RJ), Água e Areia nasceu das lembranças afetivas da infância do maestro Célio Paula. A letra narra, com bom humor, a diversão das crianças ao buscar areia na beira do rio para limpar as panelas antes da pescaria, atendendo à orientação da mãe do compositor. "Por aqui, nessa freguesia, menino e menina também vêm pra cozinha", diz um trecho da letra.

A parceria de Fábio Pinel com o maestro Célio Paula surgiu em 2019, pouco tempo depois da entrada do sambista como cantor solista na Orquestra Pop & Jazz do Ifes. "Em poucos meses, já fizemos mais de 20 composições. O maestro Célio é excelente letrista e tem encaminhado suas criações. Estou musicando suas letras. Guardadas as devidas proporções, sou o João Nogueira da parceria e o Célio é o Paulo César Pinheiro", diverte-se o cantor, citando a lendária dupla que compôs Espelho e As Forças da Natureza, entre outros clássicos da MPB.

Gravação
Primeira canção da dupla a ganhar registro em estúdio, Água e Areia foi gravada durante a pandemia da Covid-19, com coprodução de Nícola Pasolini.  Fábio Pinel conta como se deu a parceria. "Dentre as tantas composições que ele me encaminhou, chegou a letra de Água e Areia. Pensei: 'Essa letra dá um samba de partido-alto, um negócio maravilhoso'. E a composição veio rápido. No mesmo dia que o Célio encaminhou a letra, eu musiquei e enviei para ele com voz e banjo. Ele ficou muito feliz", comenta o cantor.

Por sua vez, o maestro Célio Paula explica que a inspiração para a letra deste samba partiu da sua relação com a mãe. "Por ela ser a referência da nossa casa, eu não fazia distinção entre as atividades domésticas. Todos nós fazíamos um pouco. Tenho uma irmã mais velha e dois irmãos mais novos. Éramos em cinco pessoas e dividíamos as tarefas domésticas. Minha mãe era muito afetuosa e a nossa casa vivia cheia", revela.

Em janeiro de 2022, Fábio Pinel apresentou Água e Areia em um concerto online da Orquestra Pop & Jazz do Ifes, com orquestração e regência do maestro Célio Paula, dentro do Edital Conexão Arte e Cultura. Agora é a vez de o single chegar às plataformas digitais. Paralelamente, o cantor apresenta Água e Areia e os sambas do seu primeiro CD solo em bares e espaços voltados para o samba no cenário cultural capixaba.  O próximo show será no dia 14 de maio, no bar Divino Botequim, em Jardim da Penha, em Vitória, onde o compositor e cavaquinista agita as feijoadas de sábado acompanhado por Cecitônio Coelho (violão sete cordas) e Léo de Paula (percussão).

Ficha técnica
Música: Água e Areia
Data de lançamento: 6 de maio
Artista: Fábio Pinel
Letra: Célio Paula
Coprodução: Nícola Pasolini
Fotografia: Melina Pinel

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes