Pular para o conteúdo principal

Fotos feitas em penitenciária feminina são expostas na UFES

Exposição está na biblioteca da UFES, em Vitória. (FOTO: Divulgação/UFES)
A Biblioteca Central, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Goiabeiras, Vitória, recebe a exposição 'Mulheres de Tucum', até a próxima sexta-feira (29).

'Mulheres de Tucum' apresenta trabalhos do fotógrafo Edson Chagas e fez parte da programação do Seminário de Direitos Humanos e Justiça Criminal: responsabilidades em debate, que aconteceu em dezembro. A exposição é resultado de uma documentação fotográfica realizada entre os anos 2000 e 2003 na Penitenciária Estadual Feminina, a maior cadeia de mulheres do Espírito Santo, que fica localizada em Tucum, município de Cariacica.

Segundo o 'Vitória Foto', a penitenciária abrigava no início do trabalho do fotógrafo, 100 detentas. Em janeiro de 2003, o número de internas havia crescido para 180. Seduzido pelas mulheres presas e curioso por conhecer aquele mundo, Edson Chagas sentiu que havia encontrado um bom tema para desenvolver o ensaio fotográfico que desejava. O objetivo era desvendar como tantas mulheres, com suas diferenças, poderiam viver juntas, dividindo suas ansiedades e problemas, aprisionadas num espaço reduzidíssimo.

Inicialmente, a presença da câmara fotográfica representou significados diferentes entre as meninas. Enquanto umas fugiam, outras ficavam à vontade. Mas com o passar do tempo, o fotógrafo ganhou a confiança das detentas, conseguindo revelar intimidades e comportamentos dentro da cadeia. Foram tiradas mais de duas mil fotografias sobre o cotidiano dessas mulheres.

Algumas das cenas fotografadas na época na penitenciária feminina de Tucum, em Cariacica. (FOTOS: Edson Chagas/Mulheres de Tucum)
Fotos ilustraram livro
Do trabalho, surgiu em 2003 o livro 'Mulheres de Tucum', com texto e fotos de Edson Chagas, que foi lançado também em Paris, no Espaço Reuilly, durante o I Salão do Livro e do Disco. O livro foi editado com o apoio da lei municipal Rubem Braga de incentivo à cultura.

Nele, o fotógrafo e professor da UFES, David Protti, define as fotos como um conjunto de símbolos e signos captados e articulados que estruturam uma espécie de malha formada por fios que representam os momentos de solidão, temores, remorsos e carência das detentas, entrelaçados com os de solidariedade, espiritualidade e sexualidade. "Forma uma tela invisível, mas resistente, que não interdita, mas guarda e sustenta algo profundo e valioso nas almas dessas mulheres, aquilo que nos dá força diante das adversidades da vida e que chamamos de esperança".

Capa do livro 'Mulheres de Tucum'. (FOTO: Divulgação)
Serviço
Exposição fotográfica 'Mulheres de Tucum', de Edson Chagas
Visitação: até 29/jan (sexta-feira)
Horário: segunda a sexta-feira, de 7h00 às 13h00
Local: Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória
Entrada: gratuita
Informações: Facebook da Biblioteca Central da UFES e Site da UFES

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes