Pular para o conteúdo principal

Exposição de postais resgata história do ES

Exposição de postais do Espírito Santo. (FOTO: Acervo/Secult ES)
Se hoje tem a internet para facilitar o contato entre as pessoas, no século XIX eram os cartões postais que agitavam a comunicação no mundo. Conversas, desabafos, declarações de amor e comunicados oficiais norteavam o conteúdo daqueles pequenos retângulos de papelão fino que circulavam pelos Correios sem precisar de envelope. Se os cartões eram moda no Brasil, Europa e Estados Unidos, no Espírito Santo não foi diferente. E com o passar dos anos, eles conquistaram um valor sentimental, artístico e histórico muito grande sendo guardados com carinho por colecionadores.

E é por conta deste conjunto de valores que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), apresenta a exposição inédita “Postais do Espírito Santo – Acervo do Monsenhor Jamil Abib”, sob a curadoria de Paulo de Barros. São mais de 300 exemplares que contam a história do Estado, revelando aspectos dos costumes, da arquitetura e da identidade local. Monsenhor Jamil Abib é considerado um dos maiores colecionadores do mundo e reside em Campinas, São Paulo. A exposição fica em cartaz até o dia 17 de abril.

“A mostra faz um mergulho sobre um meio de comunicação que, desde o século XIX, passando pelo início do século XX, foi um veículo cultural que permitia conhecer as cidades, os povos, paisagens, costumes etc. É uma seleção de imagens produzidas por vários fotógrafos importantes para história da fotografia e que colabora para a compreensão da história local e para a construção de uma memória gráfica do Estado” comenta o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.

Postal do Parque Moscoso estará na exposição no Palácio Anchieta, na Cidade Alta, no Centro de Vitória. (FOTO: Acervo/Secult ES)
Serviço
Exposição “Postais do Espírito Santo – Acervo do Monsenhor Jamil Abib”
Visitação: até 17/abr
Horário: de terça à sexta, das 9h00 às 17h00 e sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 16h00
Local: Espaço Cultural do Palácio Anchieta - Praça João Clímaco, 142, Centro, Vitória
Entrada: gratuita

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes