Pular para o conteúdo principal

Desenhos de André Carloni são restaurados e entregues à Biblioteca Central da UFES

Um dos desenhos de André Carloni que foram restaurados. (FOTO: UFES)
Foram entregues na sala de Coleções Especiais da Biblioteca Central da UFES, oito desenhos de autoria do desenhista, arquiteto e decorador André Carloni, que foram restaurados pelo Núcleo de Conservação e Restauração (NCR) do Centro de Artes, dentro do projeto “Conservação dos desenhos em bico de pena de André Carloni”, coordenado pela conservadora e restauradora Albanize Monteiro, servidora da Universidade.

Os desenhos em bico de pena de André Carloni foram realizados durante a década de 60, retratando paisagens de Vitória no início do século XX e são importante fonte de pesquisa sobre o desenvolvimento urbano da cidade e registro artístico do projetista e construtor. 

Albanize explica que o projeto teve o apoio cultural da ArcelorMittal e foi desenvolvido em três etapas: "A primeira foi a conservação/restauração de nove desenhos. A segunda foi a realização do curso 'Higienização e acondicionamento de obras de arte sobre papel', e a terceira etapa foi a confecção e distribuição da mídia digital para as Bibliotecas Central e Setorial do Centro de Artes da Ufes e para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)", ressaltou a servidora.

Os trabalhos de restauro dos nove desenhos - dos quais oito fazem parte do acervo da Seção de Coleções Especiais da Biblioteca Central da Ufes e um pertence ao acervo do IPHAN -, foram desenvolvidos pela conservadora/restauradora Karoline Marques Stelzer, no Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes. O processo envolveu a higienização, remoção de fitas adesivas, desacidificação dos suportes, pequenos reparos e acondicionamento dos desenhos.

Albanize também destaca que foi oferecido o curso de capacitação “Higienização e acondicionamento de obras de arte sobre papel” para profissionais e bolsistas que trabalham com este tipo de acervo em instituições públicas, como é o caso dos bolsistas do curso de Artes Plásticas e Visuais que trabalham no NCR, na Galeria Homero Massena, no MAES, na Galeria de Arte Espaço Universitário e monitores da aula de gravura e alunos do curso de arquivologia.

O curso teve 32 horas de aula teórica e prática e foi dividido em dois módulos. O primeiro, com conteúdo teórico, foi apresentado pelo professor Attilio Colnago, abordando a história e o desenvolvimento da fabricação do papel e noções de preservação e conservação. O segundo módulo, de conteúdo teórico e prático, foi ministrado pela conservadora Karoline Stelzer, que abordou a ética de conservação/restauração e as técnicas de procedimentos de conservação preventiva, como higienização, obturação de pequenos orifícios, reforço de rasgos e acondicionamento.

A confecção da mídia digital, que consta da biografia de André Carloni e do relatório final das atividades do projeto, foi desenvolvida por Albanize Monteiro e a reprodução fotográfica dos nove desenhos foi realizada pelo fotógrafo David Protti. Segundo Albanize, o objetivo da distribuição dessa mídia é servir como fonte de pesquisa e estudo para alunos e pesquisadores, já que os originais encontram-se emoldurados ou guardados em reservas técnicas, sem a necessidade de retirá-los do seu acondicionamento.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes