Pular para o conteúdo principal

Izar lança novo single em “parceria” com ChatGPT

A inteligência artificial (IA) se infiltrou na vida do ser humano, de modo que, mesmo com posicionamento crítico acerca das tecnologias, há a possibilidade de torna-se refém delas. E, ainda que seja assim, é preciso encarar as novas ferramentas com maturidade.

Essa é a proposta do músico e compositor Izar em seu novo single, A Luz Que Me Guia, que chega nas plataformas digitais e no YouTube nesta sexta-feira (26).

O cantor e compositor Izar lança música em feat com programa de inteligência artificial. (FOTO: Ademir Ribeiro)
A música aposta em uma feat com o ChatGPT: sim, a pedido de Izar, o programa escreveu a primeira parte da letra cruzando informações do próprio artista, que responde e faz críticas ao robô na segunda estrofe.

“Para desenvolver um artigo sobre o programa de IA, comecei a fazer testes na plataforma e pedi ao robô que escrevesse uma letra como Izar. Um amigo de Belo Horizonte sugeriu o teste. Peguei o violão e a música saiu em seguida. Mas faltava um pouco mais do que só me entregar. E então tive a ideia de responder as inconsistências do programa na segunda estrofe”, conta Izar.

Se o ChatGPT escreve “nós caminhamos juntos pela estrada”, Izar rebate: “A estrada que eu percorro não dá pra calcular aí”. Se o chat sugere “não importa o que aconteça, eu sempre vou estar aqui”, o artista retruca: “Imagina essa vida sem nada pra aprender aqui”.


A Luz Que Me Guia mira os anos 80 sonoramente, trazendo o contexto para os tempos atuais: aponta uma dicotomia entre o futuro projetado (anos 80) e o futuro real (o de agora).

O artista, com influência do Clube da Esquina em seus trabalhos, desta vez ouviu e estudou referências como Rita Lee, Guilherme Arantes, Robson Jorge, Ivan Lins, Roupa Nova, entre outros nomes com trabalhos relevantes na década retratada.  

O novo single é o trigésimo fonograma de Izar lançado em sua carreira solo, que começou em 2017. O artista já conta com dois discos: O Amor, A Escuridão E A Esperança, de 2018, e Fantástica Realidade, de 2022.

Pelo trabalho no ano passado, Izar concorre a oito condecorações no Prêmio da Música Capixaba, nas categorias melhor música, melhor composição, melhor artista solo, melhor álbum e melhor identidade visual.


Ficha técnica
Música: A Luz Que Me Guia
Data de lançamento: 26 de maio
Autor, guitarra e voz: Izar
Produção, baixo, guitarra e bateria: Thiago Arruda
Teclado: Lucas Arruda
Mixagem e masterização: Igor Comerio
Identidade visual: Thiago Manauara
Vídeo: Luciano Araujo

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes