Pular para o conteúdo principal

Léo de Paula apresenta oficina gratuita de ritmos brasileiros e africanos

Destaque da percussão contemporânea produzida no Espírito Santo, o músico, compositor e produtor Léo de Paula apresenta a oficina “Batuque Diferente” nesta quarta-feira (21), às 13 horas, na Estação Conhecimento de Serra, no bairro Cidade Continental, na Serra.

A atividade tem entrada gratuita e integra as ações da Residência Artística Batuque Diferente, selecionada no Edital 016/2020 – Coletivos Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

O músico, compositor e produtor Léo de Paula. (FOTO: Mariana Garcia)
A oficina vai girar em torno dos ritmos brasileiros e africanos, tendo o samba como o foco principal da atividade. “Irei trabalhar os conceitos, padrões rítmicos e referências teóricas sobre o samba e seus fazeres: do samba de caboclo ao samba-enredo, passando pelo samba-jazz e o partido-alto, visando inspirar os participantes nessa viagem pelo mais representativo dos nossos gêneros musicais”, adianta Léo de Paula.

Idealizada e produzida pelos integrantes do grupo Batida Diferente, a Residência Artística Batuque Diferente tem o objetivo de promover a interação de um coletivo musical especializado na fusão de jazz e música brasileira com estudantes de percussão.

A iniciativa selecionou três estudantes negros de percussão - Viviane Barreto da Silva, Israel Cardoso e Wagner de Souza Silva - para participar da gravação da composição autoral Pro Rapha, de Ailton Jr., com produção e arranjo do professor de percussão Léo de Paula.

Conforme as regras estabelecidas no projeto, os jovens selecionados têm entre 18 e 29 anos e são estudantes de percussão de projetos sociais e de instituições públicas.

A Residência Artística “Batuque Diferente” será finalizada com a disponibilização da gravação nas plataformas digitais, no final deste mês. Para o trompetista Ailton Jr., o projeto cumpre dessa forma o objetivo ao qual se propôs. 

“O projeto se propõe a valorizar a formação profissional de músicos negros e despertar a habilidade da composição. Uma palavra que o define bem é conexão. Conexão com pessoas diferentes que compartilham do mesmo objetivo e com histórias parecidas e de gerações diferentes”, explica o músico. 

Serviço
Residência Artística “Batuque Diferente” - Oficina de ritmos brasileiros e africanos com Léo de Paula
Data e horário: 21/dez (quarta-feira), às 13h
Local: Estação Conhecimento de Serra – Av. Meridional, s/n, Cidade Continental, Serra
Entrada: Gratuita
Projeto selecionado pelo Edital 016/2020 – Coletivos Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes