Pular para o conteúdo principal

Sensibilidade e potência em novo single do Vitu

Sensibilidade e complexidade são elementos que guiam o novo single de Vitu, Nosso Tempo, que fará parte do EP de estreia, Despedida, com previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2022. 

Com esperança de um futuro melhor, a letra fala sobre a despedida de um silêncio que não é mais nosso e da potência de lutar pelo que temos de mais precioso: o nosso tempo. Com influência do samba, a canção soa calma, porém sem perder toda a sua força, calcada em inspirações como Amarante, Cícero e Caetano.

O cantor Vitu lança a música Nosso Tempo. (FOTO: Marina Melim)
"Começa a se ensaiar um fim para um período prolongado de isolamento, de desafios profundos para a existência. A gente prepara uma despedida desse tempo, que não deixa de ser nosso. Com o single eu busco de certa forma fazer as pazes com esse ciclo que se fecha, aceitando suas dores, aprendendo com elas. Me deito na delícia que é sonhar com tempos melhores. Primeiro deixei apertar, toda aquela aflição, toda ansiedade, o medo daquele silêncio novo, busquei sossego. Agora me despeço", explica Vitor Locatelli, o Vitu.

A despedida do que já não serve mais se faz necessária em tempos como o que vivemos. O single vem como uma forma de voltar às melhores partes do que éramos, na busca de respirar novamente. A música é fruto de uma pandemia, refletindo esse período difícil, mas mira na leveza da esperança em seus versos.

"Na busca por encontrar essa sintonia, montei a composição pouco a pouco, ensaiando um samba arrastado, uma vontade de dançar mas que ainda carrega as marcas desse isolamento. Por trás desse single está a vontade de expressar esse turbilhão em palavras, fazer um marco histórico do que vivemos na tentativa de fixar essa consciência da fragilidade que é viver", avalia Vitu.

As inspirações para o single vêm de canções que o artista considera solitárias, porém fortes. Para encontrar esses ingredientes, ele consultou a musicalidade de Cartola, Caetano Veloso, e também Cícero e Amarante. 

O lançamento de Nosso Tempo marca o início da divulgação do EP de estreia de sua carreira solo, que ficou conhecido na cena capixaba por seu trabalho à frente da banda de indie rock Moreati.


"Aumento o repertório para montar meu primeiro show completo solo (estou aguardando esse momento ansiosamente), já pensando nos arranjos e na experiência que gostaria de proporcionar. Dar esse passo também significa avançar, passar por esse portal pandêmico e recomeçar. Significa que perigou bem, mas minha energia não acabou" finaliza Vitu.

O single Nosso Tempo é uma composição de Vitor Locatelli (Vitu), com arranjo e edição de Thaysa Pizzolato. A mixagem foi realizada por Jackson Pinheiro, com masterização de Xande Barcelos. Participaram da faixa os músicos Vitor Locatelli (violões) e Thaysa Pizzolato (teclados). As fotos de divulgação e a capa do single são de Marina Melim.


A letra da música:
Ah, nossos dias já foram melhores
E o silêncio era raro de achar
E nessas ruas e becos ferozes
Eu perdi o que eu ia achar

(refrão)
Mas para que se cobrar esse tanto
Se a verdade já está de matar
Eu me apego nas minhas memórias
E nas delícias que ainda vão voltar

Ah, nossos dias já foram maiores
Dava tempo da gente se olhar
E nesses dias que passam velozes
Encontrei o motivo de amar

(refrão)
Mas para que se cobrar esse tanto
Se a verdade já está de matar
Eu me apego nas minhas memórias
E nas delícias que ainda vão voltar

Só me guarda um pouco de sorriso
Nosso tempo já está para voltar
Eu me deito nas minhas memórias
E nas delícias que ainda vão voltar


Ficha técnica
Música: Nosso Tempo
Data de lançamento: 10 de dezembro
Artista: Vitu
Composição e violões: Vitor Locatelli
Arranjo, edição e teclados: Thaysa Pizzolato
Mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Xande Barcelos
Fotos, capa do single e captação de imagens: Marina Melim

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes