Pular para o conteúdo principal

Teatro Carlos Gomes passará por nova reforma

O Teatro Carlos Gomes, situado na praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, receberá uma série de reformas para a restauração do edifício e melhora do sistema de som e climatização.
  
O Teatro Carlos Gomes passará por nova reforma e continua fechado. (FOTO: Divulgação/Secult-ES)
Um dos principais teatros do Espírito Santo, o mesmo está fechado há quase dois anos. Contudo, ainda não existe previsão para o início das obras e o retorno do funcionamento do local.

Essa informação foi dada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), que, através de nota, disse estar elaborando um projeto para a reforma em parceria com o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

Ainda de acordo com a Secult-ES, o valor das obras só será divulgado depois do processo de licitação. O órgão avalia um novo modelo de gestão, envolvendo a parceria público-privada.

História
Em 1924, o único teatro de Vitória, o Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio e o governo aproveitou a oportunidade para alargar a Praça Costa Pereira e abrir a rua Sete de Setembro.

Dessa forma, o Teatro Carlos Gomes foi edificado por iniciativa do arquiteto autodidata e construtor André Carloni. A obra foi concluída em janeiro de 1927 e tem um estilo arquitetônico eclético.

Em 1929, com a crise do café, o teatro foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema. Pouco tempo depois, foi vendido ao governo estadual, que passou a administrá-lo.

O Teatro Carlos Gomes chegou a ser restaurado, pois seu terreno sofreu instabilidade, já que foi construído em área de aterro sobre o mar. Foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes