Pular para o conteúdo principal

Brenda Nayra lança música “Água”, escrita após a morte da mãe da artista

A cantora e compositora Brenda Nayra lançou nas plataformas digitais, a música Água, escrita há oito anos, após a morte de Mary Heloísa, aos 59 anos, mãe da artista. É a primeira música composta pela capixaba.

Com percussão que traz o mar, voz que canta o movimento de idas e vindas da vida, sopros que passeiam nesta fluidez e marcante violão que firma o Ijexá, é desta forma que foi produzida a canção Água.

Brenda Nayra lançou a segunda música do EP Pés firmes D'água. (FOTO: Mariana Garcia)
Segundo single da cantora e parte do EP Pés firmes D’água, a música fala sobre aprender a viver depois da morte de uma pessoa querida. Foi a primeira vez que Brenda Nayra conseguiu juntar em letra e melodia o que sentia.

“Eu estava num momento de ‘digerir’ a morte da minha mãe, de entender que ela tinha feito essa passagem. Acabou sendo uma música de amor mesmo: de amor de mãe e amor próprio. Ela fala sobre deixar ir com amor”, conta Brenda Nayra.

Quando Mary Heloísa morreu, Brenda Nayra ia à praia todos os dias. Acordava mais cedo e ia para o mar. Às vezes ia sozinha, às vezes com os sobrinhos que viviam o mesmo luto. Da percepção de que o mar estava dando força para Brenda seguir a vida, veio a canção.

“A água ia passando e ia levando. Cada vez que eu ia no mar, ele levava ou transformava um pouquinho de dor, e daí vieram os versos ‘água passa e leva meu pesar’”, relembra a artista.

A compositora classifica essa canção como a mais importante de sua vida. Em agosto, ela lançou Mansa, que faz parte do mesmo EP e já teve centenas de streamings nas plataformas, além de uma versão bilíngue no projeto Mãos à Obra - Arte Acessível.


A artista
Brenda Nayra é formada em teatro pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) e licencianda em música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Começou na arte pelo teatro e os musicais a levaram para a carreira musical. “Acabei sendo tomada pela música, sempre fui apaixonada por vozes”, lembra.

A artista começou sua formação musical na oficina de música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e na Orquestra Pop Jazz, em que atuou como líder vocal e agora como cantora convidada. Seu trabalho de composição teve início com a música Água, em 2016.

O EP Pés firmes D’água foi contemplado pelo Edital 013/2022 – Produção Musical, viabilizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

A música foi composta em 2016, segundo Brenda Nayra. (FOTO: Mariana Garcia)
Ficha técnica
Música: Água
Data de lançamento: 2 de outubro
Composição, interprete e coro: Brenda Nayra
Produção musical: Daniel Silva
Percussões: Léo de Paula
Violão e guitarra: Daniel Silva
Baixo: Hugo Maciel
Metais: Oziel Neto
Captação: Daniel Silva, Ricardo Ton e Igor Comério
Mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Igor Comério
Produção executiva: Dani Nogueira
Fotografia: Mariana Garcia

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes