Pular para o conteúdo principal

Festival Movimento Cidade terá mais de 20 horas de programação com filmes, shows e intervenções artísticas

Mais de 20 horas de programação, com duas mostras de cinema, shows de Luiza Dutra, Liniker (SP), Djonga (MG) e Rico Dalasam (SP), batalha de slam e dança urbana, e mais uma grande diversidade de atrações e atividades culturais estão no roteiro do Festival Movimento Cidade 2023, que voltará a ocupar a área do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, em Mário Cypreste, Vitória, nesta sexta-feira (18) e sábado (19).

A cantora Luiza Dutra faz um dos shows do Festival MC. (FOTO: Marcela Bicalho)
Sujeita à lotação do espaço, a entrada é gratuita e não haverá retirada de ingressos. Contudo, é necessário doar um quilo de alimento não perecível para poder participar do festival. Os donativos arrecadados serão destinados às comunidades do entorno do espaço cultural.

O audiovisual, base do Festival Movimento Cidade, vai marcar a programação com duas mostras de cinema: uma nacional e outra de produções capixabas. Serão oito curtas-metragens em cada uma delas. As exibições acontecerão em um megatelão de 15 metros de altura por 8 metros de largura.

“Os filmes terão foco na relação da cidade com a terra, e a seleção feita pela curadoria revela a força do audiovisual dentro de um festival, gratuito, para multidões, numa megatela montada no Carmélia agora ocupado. Isso é cumprir com nosso compromisso de mostrar que cidades são pessoas”, afirma Léo Alves, criador do Movimento Cidade.

Debates
“Cidade Terra” é o tema desta edição do Festival Movimento Cidade busca refletir e alertar que todos têm direito à terra e à cidade. Para aquecer o debate, o jornalista André Trigueiro (RJ), da Globo News e do Jornal Nacional, participa de um bate–papo na manhã de sábado (19), com mediação da jornalista Luanna Esteves. 

Sob o tema “Regenera”, ele vai debater como é possível a regeneração de nossas cidades, depois de expandidas. Na mala, vai trazer apontamentos, provocações e soluções sobre o presente e o futuro das cidades, e como é possível conjugar o progresso com a sustentabilidade.

Edição 2022 do festival, que volta a ocupar a área do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza (Foto: Divulgação)
O mote “Cidade Terra” ainda se manifesta na “Feira Lá da Roça”, que ficará montada durante os dois dias de festival. A iniciativa é voltada para produtores de alimentos, cosméticos, bijuterias, objetos, decoração e cerâmicas – criando e cultivando em família, em comunidade ou em pequena escala.

Metaverso
A Mostra MC.Metaverso Brasil, que foi confirmada em cidades como Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Manaus, vai chegar a Vitória, dentro da programação do festival. Nela, serão exibidos filmes com uso de óculos de realidade virtual.

O público poderá participar por ordem de chegada. A experiência acontecerá dentro de estruturas chamadas de cabaça – que remetem a uma bolha inflada. Será possível assistir ao filme com o uso dos 20 óculos que estarão disponíveis.

Inclusão e respeito
Ciente da importância de ser um festival para todos, o Movimento Cidade reservará um espaço para pessoas com deficiência assistirem aos shows musicais. Eles serão recebidos, na entrada do evento, por uma equipe de receptivo treinada para atender a eles.

Além disso, a organização vai preparar um espaço de descompressão para pessoas do espectro autista e disponibilizar um balcão de informações para que qualquer pessoa possa reportar algum possível incidente – de modo que a equipe do festival possa agir com maior celeridade.

Realizado pela Puri Produções, o Festival Movimento Cidade conta com patrocínios do Instituto Cultural Vale, Budweiser, Smartfit e Grupo Tristão, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), e da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult).

Serviço
Festival Movimento Cidade 2023
Datas: 18 e 19/ago (sexta-feira e sábado)
Local: Centro Cultural Carmélia Maria de Souza - Rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, 160, Mário Cypreste, Vitória

A programação completa:

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes