Pular para o conteúdo principal

Exposição fotográfica resgata a trajetória do pianista Hélio Mendes

A história do pianista, maestro, arranjador e compositor capixaba Hélio Mendes contada por meio da exposição fotográfica "Hélio Mendes: o piano e seu conjunto em imagens".

Uma série de registros que fazem parte do acervo pessoal da família, estará disponível a partir desta segunda-feira (19), às 18 horas, na abertura da exposição que acontece no espaço Marien Calixte, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

O pianista Hélio Mendes: exposição ficará até o fim do mês na Assembleia Legislativa. (FOTO: Acervo pessoal)
Durante o evento, será realizado o relançamento do livro biográfico “O piano e seu conjunto: vida e obra de Hélio Mendes”, da jornalista e neta do músico, Cínthia Ferreira. A obra foi produzida com o apoio da Funcultura e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).

A exposição é uma atividade realizada junto à Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, cuja presidente é a deputada Iriny Lopes, e coordenada pelo fotógrafo do Centro de Memória de Bens Culturais, Antônio Carlos Sessa. A exposição segue até o próximo dia 30 e é gratuita.

O objetivo é resgatar a memória do importante artista capixaba que embalou com seu piano, entre 1950 e 1970, a sociedade do Espírito Santo, alguns estados brasileiros e países da América Latina.

Num clima de nostalgia, o público irá reviver o contexto da época, os bailes, as domingueiras e os carnavais, que aconteciam sob a regência de Hélio Mendes e seu Conjunto.

Hélio Mendes deixou um legado importante. Durante 18 anos de carreira, lançou sete Lps e um compacto duplo e foi premiado nacionalmente como Melhor Conjunto em 1963, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mesma edição que premiou Elis Regina como Cantora Revelação.

Capa do livro biográfico da jornalista e neta de Hélio Mendes, Cínthia Ferreira, que será relançado. (FOTO: Divulgação)
Serviço
Exposição fotográfica "Hélio Mendes: o piano e seu conjunto em imagens"
 Data e horário da abertura: 19/jun (segunda-feira), às 18h
Local: Assembleia Legislativa (Espaço Marien Calixte) - Av. Américo Buaiz, 205, Enseada do Suá, Vitória
Período da exposição: 19/jun (segunda-feira) a 30/jun (sexta-feira)

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes