Pular para o conteúdo principal

Zé Renato lança o álbum infantil "Água Pras Crianças", com alerta para problemas ambientais

O cantor e compositor Zé Renato lançou o álbum infantil Água Pras Crianças, no Dia das Crianças, na última terça-feira (12). O projeto reúne canções inéditas sobre o tema da água e traz um alerta sobre os problemas ambientais do planeta.

Zé Renato, Lenine e as crianças do coral. (FOTO: Philippe Leon)
Lançado pelo selo Sesc, o trabalho do capixaba está disponível em todas as plataformas digitais e também na plataforma Sesc Digital. O projeto reúne canções sobre o tema da água e foi gravado com o coro do Instituto Sabendo Mais, da Escola Nova Holanda da Maré, do Rio de Janeiro/RJ.

Outros nomes de destaque da Música Popular Brasileira (MPB) foram convidados: Lenine (PE), Pedro Luís (RJ), Geraldo Azevedo (PE) e Marina Íris (RJ).

A ideia
O álbum Água Pras Crianças começou a ser gestado em 2007 a partir da preocupação do artista com os danos causados a rios e mares pela poluição e o aquecimento global. "Papai, cuidado se não vai acabar a água do mundo", avisou na época o filho do cantor, Benjamim, então com quatro anos, enquanto o artista se barbeava com a torneira aberta.

O alerta do menino sedimentou em Zé Renato a ideia do disco, esboçado com registros seminais em 2010, mas efetivamente gravado entre fevereiro e março de 2020, na capital carioca, pouco antes de a pandemia chegar ao Brasil e impor o fechamento de palcos e estúdios de gravação.

O álbum foi gravado com o coro de 10 crianças e é composto por dez faixas inéditas. Zé Renato também fez a direção musical do álbum, que também contou com o maestro Cristóvão Bastos (arranjos de sopro), Yuri Queiroga (samples, sinths e baixo), Mú Carvalho (marimba, piano, cordas e órgão), Luís Felipe Lima (violão de 7 cordas) e Thiago da Serrinha (cavaquinho).

O artista
José Renato Botelho Moschkovich, mais conhecido como Zé Renato, é cantor, violonista e compositor. Nasceu em Vitória, em 1º de abril de 1956.

Desde cedo adotou o Rio de Janeiro como sua cidade, o que acabou por refletir diretamente na sua música. Com mais de 40 anos de carreira, iniciou sua trajetória com o grupo Cantares, ao lado de Juca Filho e Marcos Ariel, fundando, na sequência, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre em 1978, com o qual ganhou projeção nacional e gravou diversos discos.

Construiu sua carreira solo paralelamente ao seu trabalho com o Boca Livre, participando individualmente de vários projetos musicais. Com Água Pras Crianças, chega a 19 discos lançados.


Ficha técnica
Álbum: Água Pras Crianças
Data de lançamento: 12 de outubro
Artista: Zé Renato & convidados (Coro Instituto Sabendo Mais, Geraldo Azevedo, Lenine, Marina Iris e Pedro Luís)
Idealização, direção musical e arranjos: Zé Renato
Direção de produção: Memeca Moschkovich
Produção executiva: Guete Oliveira
Assistentes de produção executiva: Mariana Athayde e Ana Terra Moschkovich
Projeto gráfico e fotos: Philippe Leon
Foto Zé Renato: Bia Giacomini
Técnicos de gravação: Fabiano Estevão e Fernando Fischgold
Assistente de gravação: Raphael Castro
Mixagem e masterização: Fabiano Estevão (Rockit Estúdios)
Edição: Selo Sesc
Violão e voz: Zé Renato
Voz: Pedro Luís
Beat, samplers, percussão, synth, baixo e guitarra: Yuri Queiroga
Trombone: Everson Moraes
Percussão: Marcelo Costa
Coro: Duda Daniel, Miguel Thiago, Gabrielle Rocha, João Carlos, Sophya Pelais, Asafe Adonai, Gaby Vieira, Miguel Carneiro, Sofia Carneiro e Débora Souza (Instituto Sabendo Mais – Escola Nova Holanda da Maré)
Regência: Fabiano Monteiro (Instituto Sabendo Mais – Escola Nova Holanda da Maré)

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes