Pular para o conteúdo principal

Em meio a pandemia, Dia do Artista de Teatro é lembrado nesta quarta-feira (19)

Nesta quarta-feira (19), é Dia do Artista de Teatro no Brasil. Mas em meio a pandemia de Covid-19, com os teatros fechados e muitos espetáculos cancelados, poucos artistas e trabalhadores tem o que comemorar. Mas a quem tenha conseguido driblar as dificuldades.

O produtor cultural José Celso Cavalieri é o responsável pelo "Café com Zé". (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
No cenário capixaba, o ator, diretor e produtor teatral José Celso Cavalieri, iniciou o projeto "Café com Zé", com lives no Instagram em que recebe artistas do teatro, cinema, música, circo e televisão, onde conversam sobre diversos assuntos. Foi a forma encontrada para manter atividades culturais.

O projeto teve início em maio e continuam, sempre as segundas, quartas e sextas-feiras, às 19 horas, no Instagram @josecelso.queirozcavalieri. Nesta quarta (19), por exemplo, José Celso conversa com a dançarina capixaba Heloísa Rocha.

"A ideia é promover um bate-papo sem roteiro com pessoas que fazem a arte acontecer. O resultado das entrevistas anteriores foi surpreendente e isso me incentivou a continuar com o projeto", afirma.

O Circuito Cultural Unimed Vitória, em sua 12ª edição, teve de se reformular, e neste ano ocorre de forma online. São ao todo seis peças teatrais transmitidas via mídias sociais de forma gratuita, até o dia 31 de outubro.

A primeira foi no último dia 7, em uma homenagem aos pais. O musical Amor de Pai foi produzido diretamente do Convento da Penha, em Vila Velha, com participação de Jeremias Reis, Mariana Coelho, Renato Casanova e Luana Eva.

No dia 29, será a vez do espetáculo O Canto da Guerreira, numa homenagem a cantora mineira Clara Nunes (1942-1983), com interpretação da cantora e atriz Monique Rocha, da Cia Makuamba, trazendo em cena seus sucessos, trajes e trejeitos. Será a partir de 20 horas.


Cena do espetáculo Amor de Pai, encenado no Convento da Penha. (FOTO: Camila Baptistin)
A data
O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que regulamenta as profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões. A lei, mesmo sendo criada em 24 de maio, só entrou em vigor em 19 de Agosto de 1978, por isso a escolha desta data para homenagear esses artistas.

A data homenageia os profissionais que atuam em performances teatrais, tanto os atores e diretores, como também os responsáveis pela sonoplastia, iluminação e figurino, pois todas as funções são fundamentais para o sucesso de qualquer espetáculo teatral.

Vale lembrar que as representações teatrais acontecem no Brasil desde o século XVI, com encenações sobre temáticas religiosas. Nessa época, esses espetáculos tinham a intenção de catequizar a população. Nesse quesito, o padre jesuíta hoje São José de Anchieta é considerado o primeiro promotor da cultura no Brasil, sendo o pai do teatro e da literatura brasileira.

Mais tarde, com a vinda da família real portuguesa para o país, em 1808, os primeiros teatros começaram a surgir no Brasil.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes