Pular para o conteúdo principal

Ecad terá que explicar cobrança adicionais por lives

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), foi notificado, através da superintendente Isabel Amorim, a explicar no prazo de dez dias à Secretaria de Cultura do Governo Federal, o porque das cobranças adicionais pelas lives feitas por músicos e grupos. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do portal Diário do Poder.

O Ecad é o responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais no Brasil. (FOTO: Reprodução)
A explicação de terá que ser baseada na "previsão legal, bem como quais são os critérios utilizados" para as cobranças extras. Como não há lei que defina a classificação das lives, a suspeita é que a entidade tenha avançado além de suas competências. 

O Ecad já recebe milhões dos contratos com YouTube, Spotify, Facebook etc e decidiu cobrar mais 5% sobre valor bruto dos patrocínios, como ocorre em eventos com público. O ofício tem origem no Departamento de Registro, Acompanhamento e Fiscalização, criado após a CPI do Ecad para ficar de olho na entidade.

As emissoras de TV, ao retransmitir as lives, têm sido notificadas a pagar em dobro. O Ecad chega a cobrar de emissoras de rádio e TV até 2,5% do faturamento comercial.

O Ecad esconde o jogo, mas em 2018 faturou R$1,1 bilhão. Essa empresa privada fica com 10% da bolada, a título de "comissão". Enquanto "comissões" de mais de R$100 milhões anuais fazem a alegria do Ecad, os artistas se queixam dos valores irrisórios que recebem.

Ecad
O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela Lei Federal nº 5.988/73 e mantida pelas leis federais 9.610/98 e 12.853/13. O Ecad é administrado por sete associações de gestão coletiva de música para realizar a arrecadação e a distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras.

A sede nacional fica no Rio de Janeiro, mas no Espírito Santo a unidade do Ecad fica em Vitória. O endereço é a Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 65 (Sala 406 - Edif. Poreng Offices), em Santa Lúcia, e funciona de 9 às 18 horas. Contatos: (27) 3223-3900 e ecades@ecad.org.br.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes