Pular para o conteúdo principal

Referência no congo, Mestre Djalma morre aos 99 anos em Vila Velha

Referência nas músicas e manifestações folclóricas capixaba, Djalma Pereira do Nascimento, mais conhecido como Mestre Djalma, morreu nesta quarta-feira (2), em Vila Velha. Ele tinha 99 anos e estava internado no Hospital Santa Mônica, em Itaparica, por conta de um quadro de infecção respiratória.

Mestre Djalma fundou as bandas de Congo São Benedito da Glória e a Mestre Djalma Congo Glória. (FOTO: Divulgação/PMVV)
O velório ocorre na Capela Mortuária de Cristóvão Colombo, até às 9 horas desta quinta-feira (3). Logo após, o sepultamento será no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta. Para a filha Teresa Cristina do Nascimento, o pai foi “um homem de muita fé, alegre e que gostava e defendia a manifestação folclórica”.

Para o subsecretário municipal de Cultura, Eliomar Mazoco, o Mestre Djalma tinha tudo o que um bom mestre da cultura popular precisava. “Conhecimento da tradição, generosidade para receber novos praticantes e transmitir seu conhecimento, sapiência para viver em harmonia com outros mestres e grupos de folclore. Características que estão muito em falta hoje em dia, quando há pessoas que acham que podem criar grupos de folclore sem mestre e tradição”, finalizou Mazoco.

O Mestre Djalma deixou três filhos: Teresa Cristina, Jorge Fernando e Rita de Cassia, e também uma neta Lorraine.

Trajetória
O Mestre Djalma começou aos nove anos acompanhando a banda de Congo de São Torquato. Depois, fundou as bandas de Congo São Benedito da Glória e a Mestre Djalma Congo Glória. Foi eleito o mestre de Congo mais antigo em atividade do Espírito Santo e ainda foi homenageado em duas Escolas de Samba da Grande Vitória: A Mocidade Unida da Glória (MUG) e a Unidos de Jucutuquara.

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes