Pular para o conteúdo principal

Festivais de música instrumental e estética musical são discutidos no Formemus

O segundo dia do Formemus (Formação Mercado Musical), nessa sexta-feira (31), foi marcada pelo grande público envolvido com a música que prestigiou os painéis, palestras, mostra de videoclipes e os showcases, com presença de importantes nomes da música local e nacional, entre cantores, produtores e curadores de festivais.

Painel com temática de festivais de música instrumental abriu o segundo dia de programação. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
No início da tarde, centenas de pessoas estiveram no auditório do Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória, onde inicialmente aconteceu o painel "Circulação em Festivais de Música Internacional - Seu som pelo mundo!", mediado pelo capixaba Eduardo Lucas, que é professor na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e coordenador geral da Orquestra de Violões nas Escolas Estaduais do ES. 

Os participantes do painel foram Barral Lima (MG), Carla Ennes (RJ), Ivanna Tolotti (SC), Luiza Morandini (SP) e Max de La Fuente (Chile).

Luiza Morandini é jornalista e cuida da programação e curadoria das respeitadas JazzNosFundos/CCMI e JazzB ao lado de Maximo Levy, o fundador das casas de shows que ficam em São Paulo. Em um momento, durante o painel ela comentou sobre os públicos das casas. 

"O JazzB é um clube mais intimista e tem um público um pouco mais velho, que gosta de sentar fica tranquilo para ouvir a música. O JazzNosFundos tem uma característica mais descontraída. Já nasceu assim, pois era num fundo de um estacionamento. Todo mundo se encantava porque era um lugar muito diferente", disse.

O segundo painel "Produção e Estética Musical - A música do Futuro!", também foi mediada por Eduardo Lucas. Participaram Alec Haiat (SP), Bruno Giorgi (RJ), Márcio Brant (MG), Pena Schmidt (SP) e o capixaba Sérgio Benevenuto.


O segundo painel também teve representantes de diversos estados, a exemplo de SP e MG. (FOTO: Gustavo Andrade/OMMC)
No início da noite aconteceu a mostra de videoclipes, com os clipes Roma, do Cinco Nós; Space Woods, do My Magical Glowing Lens; Um dia de Festa, do Facção Caipira (RJ); Pneumonia, de C.Z & Frossard (RJ); Passaporte para a fé, de Macacko; Praia Azul, de Israel Costa (MA); e Ipanema Parati, do Suspeitos na Mira.

Ainda no auditório, ocorreu o painel "Dead Fish - Da sala 11 para o mundo!", em que Rodrigo Lima, fundador da banda capixaba Dead Fish, discorreu sobre carreira e posicionamento no mercado musical. Por volta de 20 horas, no palco externo, Silibrina (SP), Taco de Golfe (SE) e LOTX (SP) se apresentaram.

Nessa sexta, nomes importantes da música capixaba prestigiaram o evento: Kamila Gabriel (Soudha), Gabriela Brown, Manfredo, Cainã Morelatto (Cainã e a Vizinhança do Espelho) e Lucas Azevedo (OSES).

Formemus
A segunda edição do Formemus teve início na última quinta-feira (30) e acontece até o próximo domingo (02), no Palácio da Cultura Sônia Cabral. Será uma vasta programação, com painéis, palestras, workshops, ambiente de negócios e showcases, que foram selecionados através de chamamento aberto para todo o Brasil e América Latina.

Serviço
Formemus - 2ª Edição
Datas e horários: 30/mai a 02/jun (quinta a domingo), a partir de 13h
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral - Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita (credenciamento online)
Informações: Formemus
Programação completa

Comentários

Mais lidas

Thiago Arancam (SP) apresenta o concerto “Tributo Três Tenores” em Vitória

Conheça os finalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba, que terá cerimônia no próximo dia 29

Coral Jovem Vale Música revive canções do Clube da Esquina no Teatro da Ufes